A noite de 06/01/2017 foi muito especial no prédio 41, formatura das turmas de 2016/2 dos cursos de Sistemas de Informação e Ciências da Computação da FACIN/PUCRS, onde sou professor a um ano. Ao todo, em torno de 50 jovens compartilharam com suas famílias o orgulho de receberem o título de bacharel.
Como paraninfo da turma de SI, tive o privilégio de compartilhar minhas crenças e reflexões, que assim redigi e proferi em uma noite memorável a todos os presentes, mas muito especialmente a cada formando e seus familiares:
“Reitor Professor Irmão Evilázio Teixeira, aqui representado pelo Ilustríssimo Senhor Professor Fernando Luís Dotti, Diretor da Faculdade de Informática. Ilustríssimos Professores e Funcionários Homenageados.
Srs. Pais, Familiares e Amigos,
Queridos alunos, hoje formandos, cidadãos do mundo. Agradeço a honra em poder compartilhar deste momento único na vida de cada um de vocês.
Nada é por acaso, formam-se em um momento onde a tecnologia nos surpreende a cada dia, nos envolve e desafia. Entretanto, deem valor a vida e ao convívio, jamais esqueçam que a tecnologia é criada e usada por pessoas.
Tecnologia é apenas um meio para tornar a nós mesmos, aqueles que nos cercam e o mundo um pouco melhores. Essa é uma grande responsabilidade, mas também um privilégio apaixonante do qual não podemos nos isentar.
Para isso, levem consigo tudo o que aprenderam, mas principalmente levem a vontade de continuar aprendendo. Mantenham laços, pois formam-se hoje dentro de um dos ecossistemas mais inspiradores da América Latina, campus e parque da PUCRS e TecnoPUC.
Mantenham contato, pois nos dias de hoje, nosso maior patrimônio é o nosso networking, que deve ser algo dinâmico e crescente. Tenham próximos de vocês seus bruxos e gurus, vocês sempre serão a média daqueles com quem mais interagem, inspirem-se neles e sejam fonte de inspiração para outros.
Acreditem em vocês mesmos, sejam fortes e decididos, mas humildes, porque sem humildade não há aprendizado e somos eternos aprendizes. Evitem o conforto de estar somente entre iguais, se desafiem, debatam, busquem sempre o contraditório, a disrupção.
Vivam intensamente, não só aos finais de semanas ou férias, mas todos os dias, em casa, no trabalho, em sociedade. O tempo voa, jamais esqueçam de seus sonhos, valorizem sua família, amigos, professores e parceiros, acreditem em si e na felicidade.
Boa sorte, contem comigo!”
Algumas semanas antes fizemos um churras com a presença da maioria, um Domingo dedicado a confraternização, momento de descontração que entrará para a história com muitas lembranças divertidas 🙂