Uma dica de leitura que ganhei durante o Learning 3.0 Camp – A Banheira de Taylor?!?
Niels Pflaeging foi keynote no Agile Brazil 2013, fundador do movimento BetaCodex Network (Beyond Budgeting) e CEO de uma consultoria baseada em Nova Iorque e Wiesbaden na Alemanha. Autor de sucesso e vários bestsellers como “Liderando com Metas Flexíveis. A Revolução do Desempenho” e “Beyond Budgeting, Better Budgeting”. Especialmente, é o autor do livro “Organizar para a Complexidade”, onde explica a curva que chama de Banheira de Taylor.
Niels Pflaeging no livro “Organizar para a Complexidade” faz um tributo impensado a Taylor, afirmando que ainda há muito de suas ideias nas empresas do século XXI. Segundo Niels, a administração científica foi um marco aderente a um mercado estático, massificado, mas equivocados para o mundo globalizado em que vivemos.
Curiosamente, segundo a Wikipedia, Frederick W. Taylor foi o primeiro homem na história a considerar o trabalho digno de estudo e observação sistemática. A administração científica de Taylor marcou o aumento da riqueza no século XX, representando as fundações da administração, mas pouco tem sido acrescentado a elas desde então.
“A banheira de Taylor” advém do nome dado ao gráfico que representa o dinamismo do mercado entre o século XIX, XX e XXI. Primeiro com um sistema artesanal onde cada produto adaptava-se a necessidade e característica do cliente, seguido de um século de pujança inventiva a serviço da produção em massa, padronizada, com grandes mercados sendo explorados entre poucos concorrentes, até o início do século XXI, com um mercado globalizado, com tecnologia aberta e acessível, centrado nos clientes.
Se o autor e seus pensamentos interessaram, insisto muito que leiam este artigo – https://managementquotes.wordpress.com/2016/03/25/competition-complexity-and-why-traditional-management-is-dead-quotes-from-niels-pflaeging/
A seguir o material apresentado pelo Niels em um Scrum Gathering de Praga na República Tcheca, logo depois um vídeo imperdível.
E que tal um vídeo do Niels entrevistado pelo Manoel Pimentel falando sobre o “Organizar para a Complexidade” e “Beyond Budgeting”?