Jogo da Bola Imaginária

É uma dinâmica divertida, usando a imaginação e abusando da dramatização. O jogo é passar bolas entre os participantes, passando por todos e devolvendo ao facilitador. As bolas são imagiárias, de diferentes tamanhos e peso, mas a primeira é real para aquecer e facilitar o entendimento.

Use primeiro uma bola real de tênis ou rúgbi, diga qual a bola que tem em suas mãos, o nome de alguém e jogue a bola para essa pessoa. Ela deverá novamente dizer que bola recebeu, o nome de outro colega e jogar para ele e assim adiante.

A seguir, você pode dizer que esta segurando uma bola (imaginária) de basquete nas mãos, fingir que a está quicando e dizer o nome de alguém antes de arremessa-la para essa pessoa. Quem recebê-la deve se mover como se a tivesse pego, quicado e jogar adiante após nomear alguém. Cada bola deve passar por todos os participantes antes de retornar a você. Não mantenha mais que duas ou três bolas, reais ou imaginárias, ao mesmo tempo.

PRINCÍPIOS: Auto-organização e Teoria das Restrições. É preciso estabelecer uma velocidade que todos possam manter, senão vira uma bagunça sem sincronização.

DICA: Uma opção divertida para o encerramento é: quando a pessoa recebe a fruta de volta, uma bergamota, por exemplo, dizer que vai comê-la. Eu deixo prontos copos com gomos de bergamota, encerrando o jogo compartilhando-os.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s