Dinâmica do Diário

Um desafio no mínimo instigante para equipes que curtem algo diferente na sua rotina, como propôr um café, chá ou chimarrão coletivo a cada dia, podendo ser no contra-turno da sua reunião diária.

Ao contrário de nossa daily standup meeting, este diário tem o objetivo disruptivo de contar um insight ou relatar um fato que vivenciou nas últimas 24Hrs, algo que aconteceu na noite anterior, na vinda pro trabalho, etc.

Cada um terá um minuto para contar algo interessante, algo da TV, de um jogo que jogou, sobre uma refeição que teve, companhia, telefonema, algo que viu a pouco na copa ou nos corredores, em outra equipe ou na rua.

Um jogo para estimular propositalmente nossas percepções sensoriais cotidianas, que normalmente estão no piloto automático, seguindo estudos da neurociência que a maior parte do tempo estamos em fluxo, no piloto automático.

Uma forma de exercitar a contação de histórias (storytelling se preferir o bretão), fomentando nossa atenção em parte do tempo que não estamos mais atentos porque nosso cérebro já acha que não faz diferença.

É uma técnica muito valorizada para desenvolver integração (divertido), desinibição (falar sobre fatos variados), assertividade (máximo de um minuto por pessoa), como a NASA que tem um programa para desenvolver  de forma auto-organizada a arte da oratória em seus profissionais, sob o lema Publish, Demo & To Present.

Se a galera estiver muito atarefada, proponha fazerem este exercício no almoço ou no intervalo do café na meia-tarde, quem sabe uma vez por semana em um café colaborativo relatando insights e vivências da semana, sempre provocando uma abordagem criativa, de inovação, … inesperada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s