Escopo aberto e Pivot

Um dos fundamentos singulares e convergentes no Lean Startup e no Agile, é o empirismo, a interpretação e adaptação a partir da prática, da realidade, estarmos de olhos abertos e sabermos ajustar hipóteses, planos e perspectivas conforme evoluem e nos mostram melhores caminhos.

Empirismo é a doutrina segundo a qual todo conhecimento provém da experiência prática, limitando-se ao que pode ser captado do mundo externo, pelos sentidos, ou do mundo subjetivo, pela introspecção, descartando verdades apriorísticas e inatas do racionalismo. – wikipedia

Como sempre, não foque em decorar ou confiar cegamente em regras, nem sobre o pivot no Lean Startup, nem regras sobre mudar ou não mudar do Agile, é preciso entender o que há por trás destes mecanismos, sua natureza, experimentar e aprender a identificar. Ser ágil na agilidade!

Em diferentes níveis e momentos, Pivot do Lean Startup e escopo aberto no Agile são um único mindset, há dezenas de métodos e técnicas que os implemem, ajudam a não ficarmos engessados ao passado, a hipóteses, mas abertos a fatos do presentes para melhorarmos constantemente.

LEAN STARTUP

No Lean Startup temos entre o entendimento real de um problema e a compreensão de sua solução algo chamado de Pivot, é quando a cada hipótese, modelagem e validação, podemos alterar nossa interpretação ou foco, gerando novas possibilidades de soluções.

É uma máxima conhecida dentro do modelo proposto para o desenvolvimento de startups, não é possível apegar-se a uma ideia ou problema, menos ainda a uma solução. Para isso modelamos, vamos a campo, testamos hipóteses, para incorporár todo este conhecimento a nossa jornada.

Errar cedo, aprender, reiniciar, este ciclo aponta à necessidade de estarmos atento aos recados que recebemos de nossos possíveis clientes e mercado, parceiros e demais envolvidos naquela cadeia de valor enquanto buscamos informações e validações sobre suas necessidades e perspectivas.

A tempo, não existe uma receita de bolo ou bola de cristal, as vezes tudo indica que não vai rolar e a persistência do empreendedor vira a mesa e vence. As vezes tudo indica que vai dar certo e algum tempo depois estamos preparando nosso currículo para voltar ao mercado de trabalho.

MÉTODOS ÁGEIS

Em uma abordagem tradicional, um projeto era assinalado como sucesso na exata medida em que cumpria seu plano, exigindo um grande e oneroso esforço para incorporar qualquer mudança solicitada, mediante análises, propostas e aceites por parte do cliente ou sponsor.

Frente aos princípios ágeis, cada metodologia se propõe a dedicar menos tempo e esforço ao planejamento, fazendo-o em alto nível, na certeza de que o detalhamento acontece a medida que evoluímos, de forma que permita interpretar a mudança para melhor como algo bom e não oneroso.

Mesmo assim, frente a dura realidade onde um plano é uma hipóteses e, em produtos complexos, a mudança é inevitável, devemos fracionar, abstrair e estar abertos a mudanças, sempre cientes de que temos um orçamento e tempo delimitados, mas escopo aberto para fazer nosso melhor.

Um Road Map possui metas, datas-marco, entregáveis, enquanto o planejamento de um destes ítens se utiliza de conceitos de alta abstração e comparação para estimar e planejar sem entrar em demasia com detalhes, desta forma, durante a execução, detalhando conforme evoluímos, logo, ao detalhar algo mais adiante, já teremos muito feito, maior domínio absorvido e por isso maior assertividade.

Assim, detalhes postergados, fazem com que ‘mudanças’ frente ao entendimento inicial não sejam interpretados como mudanças, mas como parte do aprendizado em ciclos iterativo-incrementais-articulados. Assim, podemos ter mudanças reais fruto do aprendizado ou detalhamento, algo natural.

Vale ler o post sobre Product Backlog, elucida alguns pontos sobre Agile a não iniciados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s