Relatos de uma disciplina de projeto – Do canvas à entrega em 18 aulas!

Este semestre de 2021/1 iniciei uma trajetória que acho que pode ser bem útil para compartilhamento. Uma disciplina de projeto onde em quatro meses, 18 aulas e 54 horas, uma turma de graduação desenvolveu o MMP (minimum marketable product) de um PWA (Progressive Web App) de grande interesse social.

Uma residente de um dos mais destacados hospitais de Porto Alegre idealizou uma solução para apadrinhar o tratamento terapêutico de crianças carentes, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, etc. Há uma cobertura pelo SUS (sistema único de saúde), mas muitas vezes é insuficiente e suspende antes da conclusão.

A seguir, o passo a passo desde a primeira aula até a entrega final, cada aula com 3Hrs na quarta a noite, entre 19H15 e 22H30, contando com 15 alunos já na reta final de um curso de quatro anos. Tivemos a ajuda de um arquiteto de soluções, aula sim, aula não, o colega e amigo Cássio Trindade como assessor técnico.

AULA 1 – Apresentação da disciplina, apresentação da nossa “cliente”, que apresentou a sua ideia e o material já existente, logo, mascote, personas, jornadas e funcionalidades. Antecipadamente inicializei um Lean Canvas, um Project Model Canvas e um Scrum Setup Canvas, que foi discutido e completado pelos alunos. Na sequência cada aluno registrou seus hard e soft skills, como poderão contribuir e fizemos um brainstorming de insights, dúvidas e sugestões em grupos, depois compartilhados. Fechamos com um feedback e sugestões dos alunos para o professor e para colegas sobre o que esperam e sugerem para o semestre.

AULA 2 – Um grande debate sobre os entendimentos da primeira aula sobre a disciplina, produto e projeto. Depois, em grupos, realizamos brainstormings, em uma sala tivemos o tema arquitetura, definindo a stack (React, Express, Nodes, Postgres), ferramental (Git, Figma, Trello), já definindo um líder para cada papel – negócio, design, front e back. Na outra sala rolou um draft das telas, em alto nível, apenas para compreender as jornadas e operação – médicos, pacientes e padrinhos (doadores):

AULA 3 – Resgatamos os canvas iniciados na primeira aula e a partir dele estabelecemos um grande debate de Team Building, quem é quem, em que papel cada um pode mais contribuir (3 negósios, 3 UX, 2 SQA, 4 Fronts e 4 backs), o que queremos e não queremos enquanto time e, com muita atenção, um processo de trabalho com sprints de 9Hrs (três aulas = três semanas), trabalho síncrono nas quartas a noite e em função disso a nossa agenda até o final do semestre com quatro sprints seguindo scrumban, em fluxo contínuo.

AULA 4 – Na quarta aula o foco foi resgatar e detalhar as personas, empatia pelas suas necessidades e objetivos, dividir a turma em dois grupos multidisciplinares em salas onde aconteceram uma inception, debateram as jornadas, as funcionalidades, as priorizaram e dividiram em três entregáveis, cada qual com o foco em uma meta específica de valor – doação, segurança e cruds. Foi um trabalho sensacional, cada grupo debatendo e construindo a sua proposta de planejamento, entendimento de valor e viabilidade:

AULA 5 – Esta aula foi a conclusão de todo o entendimento enquanto cliente, solução, equipe, metodologia e planejamento. Cada um dois grupos da aula anterior apresentou e justificou seu planejamento ao outro grupo, para ao final, todos juntos sintetizarem o melhor de cada prisma e comporem um único plano. A partir deste sincretismo, todos a partir de agora dedicados a Interagirem, aprenderem, co-criarem e entregarem o nosso MMP. Aqui também desenhamos nosso sistema Kanban (board e regras) e seus tickets:

AULA 6 – Aqui toda a turma se preparou, reviu e arredondou as informações disponíveis com a cliente e iniciaram os entendimentos mínimos necessários para poderem iniciar a primeira sprint na próxima aula. A partir de agora passei a convidar grandes profissionais, com visibilidade na comunidade ágil, de UX, de desenvolvimento, para compartilhar alguns minutos de sua trajetória e inspirar a todos, ao todo no semestre foram seis profissionais – PO, UX, arquiteto de soluções, back, front, banco de dados.

AULA 7 a 18 – Foram quatro sprints bem pegados, com tempo bastante exíguo conforme o esperado, mas com alguns alunos apaixonados pela solução, pelo valor que agregará para crianças que precisam de terapias sem cobertura. Não foi fácil, não era MVP, mas um MMP, houveram momentos de intenso aprendizado na questão de planejamento e especificação, documentação, nas integrações do front com os serviços de back … que para mim me surpreenderam muito quanto a apropriação e desenvoltura dos alunos envolvidos:

AULA 18 – A aula 18 foi a última e foi muito especial, porque na primeira metade a turma organizou uma matriz de status de todo o projeto, incluindo observações e contribuições para quem no futuro breve irá dar continuidade ao produto e um mapa de todas as funcionalidades no FIGMA com o objetivo de tornar a modelagem o mais legível para os novos desenvolvedores que irão prosseguir com o produto. O MMP teve a maior parte de suas telas construídas com sucesso, no aspecto técnico e didático:

As lições aprendidas foram muitas e a paixão dedicada ao desenvolvimento acabou por fortalecer o objetivo de muitos em contribuir em mais um sprint, o que acabou por consolidar entre a maioria da oportunidade de uma Hackatona com este objetivo. Sendo assim, encerramos nos mobilizando para agendar uma, divulgar nas redes e receber voluntários que ajudariam na tarefa de envelopar todo o trabalho primoroso feito até aqui.

Provavelmente será no final de Julho/2021, daqui a mais duas ou três semanas a partir de hoje \o/

Em breve novos capítulos 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s