Um icebreaker que fazíamos em um círculo, as vezes com uma bolinha de tênis sendo jogada de um para o outro. As informações mesclavam dados profissionais e outros inusitados ou divertidos, combinados previamente … sempre proponho 5 tópicos: apelido, primeiro emprego, hobby, primeiro projeto, filme que marcou uma fase, livro preferido, algo que fez e se arrepende, algo que deixou passar e deveria ter aproveitado.
Dê espaço, não tenha pressa demais para acabar, é para ser descontraído e divertido. Uma variação é quando eu apresento alguém da turma apenas tentando entender as informações em texto e visuais que colocou no Miro, ao interagir e terminar, esta pessoa escolhe outra aleatoriamente e a apresenta, assim por diante até chegar ao último, que me apresentará … se temos um pouco mais de tempo, assim gera boas interações.

Na preparação, já deixo um postit com o nome de cada participante previamente, caso contrário terá um passo inicial em que cada um escolhe um postit e escreve seu nome. Eu já deixo os emojis disponíveis logo abaixo ou ao lado do quadro do jogo, bichinhos é o que eu mais uso, mas tem frutas, carinhas, esportes e objetos.
É só baixar o arquivo RTB e fazer upload dele no Miro. A seguir o link, uma imagem e as instruções:
Arquivo RTB – https://drive.google.com/file/d/1zdistpjiVAtekgMSiLN0FEBtq8wPpLxn/view?usp=sharing

- PARA QUEM JÁ CONHECE UM POUCO DO MIRO, LOCALIZEM O SEU POSTITS (COM SEU NOME)
- ESCOLHAM UM EMOJI DE ANIMAL, REDIMENSIONE-O MAIOR E COLOQUE JUNTO AO POSTIT
- CLIQUE NOS … E PEÇA ICONFINDER – DIGITE UMA PALAVRA (INGLÊS) E INCLUA UM ÍCONE
- INCLUA UM TEXTO, REDIMENSIONE PROPORCIONAL E SE APRESENTE EM KEYWORDS
- iNCLUA UM SEGUNDO POSTIT (STICKY NOTE) E COLOQUE A EMPRESA ONDE TRABALHA E PAPEL
- COLOQUE UM COMENTÁRIO PARA QUE OS OUTROS POSSAM MANDAR MENSAGENS PARA VOCÊ
- ORGANIZE TUDO, SELECIONE PRESSIONANDO SHIFT E AGRUPE-OS
- AO FINAL PEÇA QUE CADA UM SE APRESENTE PELO QUE AGRUPOU
- UMA ALTERNATIVA QUE EU USO É UM APRESENTAR O OUTRO EM CADEIA PELO QUE ALI ESTÁ
POST ORIGINAL DO JOGO (2012)
Compartilhei este quebra-gelo em 2012 em um post que tinham vários jogos simples e divertidos inspirados em dinâmicas comuns no escotismo, desta origem eu viria a montar um grande kit com um baralho com 130 atividades e jogos nos anos seguintes.
Aldeia dos homens – Dinâmica simples – ambiente fechado ou aberto – comunicação e auto-conhecimento. Um circulo entre os integrantes, o 1º abre se apresentando (apelido, hobby, o que ninguém sabe dele, vida profissional em 30 seg, o que jamais faria novamente e o que não deixaria passar novamente) … É uma forma legal da galera se conhecer e o usual é ser uma surpresa até mesmo para quem esta falando, pois nunca paramos para pensar sobre isto. Cada um que falar joga uma bola para o próximo, até chegar no último. – já apliquei com bons resultados em 2 ou 3 retrospectivas;

Aldeia dos homens (2ª parte) – Pressupondo que o acima descrito foi a primeira dinâmica do dia, mas invés da bola, quem falou vai até o seu escolhido e cola uma etiqueta adesiva nele, com um número sequencial (1,2,3,…) ou com o seu nome. Ao final da restrospectiva, volta-se a formar o círculo e o primeiro volta a começar, indo até o segundo e escrevendo em sua etiqueta duas palavras … 1º um ponto forte daquela pessoa e 2º a sugestão de um ponto a investir, a melhorar … seguindo a mesma ordem até o último escrever no primeiro.
CONCLUSÃO
Fico a disposição caso não fique claro algum detalhe, mas é bem simples e fácil. O utilizo como uma oportunidade divertida de logo nos primeiros minutos fazer um mini-curso Miro com o pessoal, que vai aprender a se movimentar e usar objetos no Miro, movimentá-los e redimensioná-los inclusive.
Para fazer o upload de um arquivo de backup do Miro é só clicar na última opção da lista de projetos do seu Miro … Boa sorte!

Muito mais jogos em – https://jorgeaudy.com/jogos360/