A aprendizagem flexível diz respeito ao ensino-aprendizagem que vai além dos destaques mais comuns das metodologias ativas, é transcender a co-criação entre professor e alunos para estabelecerem uma cadência, espaços, tempo, meios e métodos.
Um grande desafio frente a densidade populacional e a pressa que nos caracteriza neste primeiro quarter do século XXI. Maior ainda se levarmos em consideração alunos de graduação que a partir dos primeiros semestres já estão bem colocados em mercado aquecido de TI.
A flexibilização baseada em co-criação aluno-professor oferece diferentes oportunidades à professores e alunos, gerando maior variedade e maior acoplamento às realidades individuais e coletivas … que mudam razoavelmente a cada semestre, a cada grupo e momento.
Não é uma nova educação, apenas exigem que as ementas sejam compreendidas e trabalhadas não por um único pacote de conteúdo e método, mas flexível o suficiente para ser atendido por diferentes pacotes, métodos e meios disponíveis, que variam caso a caso.
Me faz lembrar relatos das escolas gregas da antiguidade, onde o mestre e seus alunos discutiam diferentes conteúdos de forma a aproveitar ao máximo os conhecimentos prévios, acumulados e potenciais … gênese da maiêutica socrática.
Entre os dias 13/10/21 e 15/10/21 vai acontecer o evento OnLine gratuito “Experience Senac 2021”, que promoverá três dias de diálogos, com três perspectivas do ponto de vista da educação:
13 de Outubro (quarta) – A educação é plural!
Das 19h as 20h – Como a educação pode impactar positivamente o aprendizado em uma sociedade plural?A abertura do Experience Senac 2021 conectará José Paulo da Rosa, Diretor Regional do Sesc e Senac no Rio Grande do Sul, a Rebeca Otero, Coordenadora de Educação da UNESCO/Brasil, e Emilio Munaro, Primeiro Diretor de Educação da Microsoft Brasil e ex-Vice-Presidente do Instituto Ayrton Senna, para dialogarem sobre o impacto positivo da educação no aprendizado em uma sociedade plural.
14 de Outubro (quinta) – A educação é flexível!
Das 19h as 20h – O segundo diálogo do Experience Senac reunirá Gustavo Borba, Diretor do Instituto para Inovação na Educação da Unisinos, Luis Carlos Filho, Diretor da Escola de Engenharia da UFGRS e Secretário de Inovação de Porto Alegre, e Jorge Audy, Mestre em Gestão da Informação na PUCRS, para falar sobre a preparação da educação no formato flexível, com a mediação do Gerente da Gerência de Educação Profissional Senac-RS, Ariel Berti.
15 de Outubro (sexta) – A educação é inclusiva!
Horário: 19h – 20hTemática: Como a educação vem operando em cenários de desigualdades, onde as necessidades básicas de aprendizagem ainda são escassas? No diálogo especial do dia do professor, o último encontro do Experience Senac, trará Cláudia Costin, Diretora Sênior para Educação no Banco Mundial, e Gustavo Reis, Professor universitário e idealizador do Estudo de Matemática, para conversar sobre como a educação vem operando em cenários de desigualdades, onde as necessidades básicas de aprendizagem ainda são escassas com a mediação de Isabel Ferrari, jornalista e apresentadora.
Será possível ter acesso por meio da faixa narrativa em Libras, com audiodescrição.
Inscrições pelo site Experience Senac

CONCLUSÃO
É um desafio para instituições e professores, mas de igual proporção aos alunos, cuja educação até então privilegia uma orientação massificada, padronizada, conteudista.
É preciso convidar todos à uma abordagem mais flexível, tendo no mix opções tecnológicas, remotas, presenciais, hibridas, online, audio-visuais, cênicas, sincronas e assincronas.
Estou falando de levar os princípios ágeis às salas de aulas, é aplicar o modelo de combinação para co-criação do caminho, respeitando os objetivos de ementa e pré-requisitos conjunturais.
Finalmente, lembrando que educação flexível é na minha opinião a base da ANDRAGOGIA, posto que o ensino à adultos pressupõe a co-criação em objetivos análogos ao Jobs To Be Done!
Recomendação de leitura
Tenho um resumo de temas sobre educação em https://jorgeaudy.com/educacao/
A resenha sobre o livro Unstuck & On Target, no site da Brookes, foca em pedagogia, mas é bem alinhada à andragogia – https://blog.brookespublishing.com/8-ways-to-support-your-students-flexibility/
