Experience SENAC 2021 – Flex Learning

A aprendizagem flexível diz respeito ao ensino-aprendizagem que vai além dos destaques mais comuns das metodologias ativas, é transcender a co-criação entre professor e alunos para estabelecerem uma cadência, espaços, tempo, meios e métodos.

Um grande desafio frente a densidade populacional e a pressa que nos caracteriza neste primeiro quarter do século XXI. Maior ainda se levarmos em consideração alunos de graduação que a partir dos primeiros semestres já estão bem colocados em mercado aquecido de TI.

A flexibilização baseada em co-criação aluno-professor oferece diferentes oportunidades à professores e alunos, gerando maior variedade e maior acoplamento às realidades individuais e coletivas … que mudam razoavelmente a cada semestre, a cada grupo e momento.

Não é uma nova educação, apenas exigem que as ementas sejam compreendidas e trabalhadas não por um único pacote de conteúdo e método, mas flexível o suficiente para ser atendido por diferentes pacotes, métodos e meios disponíveis, que variam caso a caso.

Me faz lembrar relatos das escolas gregas da antiguidade, onde o mestre e seus alunos discutiam diferentes conteúdos de forma a aproveitar ao máximo os conhecimentos prévios, acumulados e potenciais … gênese da maiêutica socrática.

Entre os dias 13/10/21 e 15/10/21 vai acontecer o evento OnLine gratuito “Experience Senac 2021”, que promoverá três dias de diálogos, com três perspectivas do ponto de vista da educação:

13 de Outubro (quarta) – A educação é plural!

Das 19h as 20h – Como a educação pode impactar positivamente o aprendizado em uma sociedade plural?A abertura do Experience Senac 2021 conectará José Paulo da Rosa, Diretor Regional do Sesc e Senac no Rio Grande do Sul, a Rebeca Otero, Coordenadora de Educação da UNESCO/Brasil, e Emilio Munaro, Primeiro Diretor de Educação da Microsoft Brasil e ex-Vice-Presidente do Instituto Ayrton Senna, para dialogarem sobre o impacto positivo da educação no aprendizado em uma sociedade plural. 

14 de Outubro (quinta) – A educação é flexível!

Das 19h as 20h – O segundo diálogo do Experience Senac reunirá Gustavo Borba, Diretor do Instituto para Inovação na Educação da Unisinos, Luis Carlos Filho, Diretor da Escola de Engenharia da UFGRS e Secretário de Inovação de Porto Alegre, e Jorge Audy, Mestre em Gestão da Informação na PUCRS, para falar sobre a preparação da educação no formato flexível, com a mediação do Gerente da Gerência de Educação Profissional Senac-RS, Ariel Berti. 

15 de Outubro (sexta) – A educação é inclusiva!

Horário: 19h – 20hTemática: Como a educação vem operando em cenários de desigualdades, onde as necessidades básicas de aprendizagem ainda são escassas? No diálogo especial do dia do professor, o último encontro do Experience Senac, trará Cláudia Costin, Diretora Sênior para Educação no Banco Mundial, e Gustavo Reis, Professor universitário e idealizador do Estudo de Matemática, para conversar sobre como a educação vem operando em cenários de desigualdades, onde as necessidades básicas de aprendizagem ainda são escassas com a mediação de Isabel Ferrari, jornalista e apresentadora. 

Será possível ter acesso por meio da faixa narrativa em Libras, com audiodescrição. 

Inscrições pelo site Experience Senac 

CONCLUSÃO

É um desafio para instituições e professores, mas de igual proporção aos alunos, cuja educação até então privilegia uma orientação massificada, padronizada, conteudista.

É preciso convidar todos à uma abordagem mais flexível, tendo no mix opções tecnológicas, remotas, presenciais, hibridas, online, audio-visuais, cênicas, sincronas e assincronas.

Estou falando de levar os princípios ágeis às salas de aulas, é aplicar o modelo de combinação para co-criação do caminho, respeitando os objetivos de ementa e pré-requisitos conjunturais.

Finalmente, lembrando que educação flexível é na minha opinião a base da ANDRAGOGIA, posto que o ensino à adultos pressupõe a co-criação em objetivos análogos ao Jobs To Be Done!

Recomendação de leitura

Tenho um resumo de temas sobre educação em https://jorgeaudy.com/educacao/

A resenha sobre o livro Unstuck & On Target, no site da Brookes, foca em pedagogia, mas é bem alinhada à andragogia – https://blog.brookespublishing.com/8-ways-to-support-your-students-flexibility/

8 maneiras de apoiar a flexibilidade dos alunos
https://blog.brookespublishing.com/8-ways-to-support-your-students-flexibility/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s