SIGP 2021 – PMISP – 25 a 27/11

Entre os dias 25 e 27 de Novembro, ocorrerá mais uma edição do SIGP, um dos maiores e mais reconhecidos eventos do PMI na América Latina, o Seminário Internacional sobre Gerenciamento de Projetos / chapter PMISP.

Inscrições – https://bit.ly/19SIGP2021

Deem uma olhada no site, mas hoje vi que as inscrições early birds vão até o dia 08/10/21 por R$200 para participar de dois dias e concorrer a prêmios: 04 vouchers gratuitos para treinamentos no PMI SP; 10 livros da Jornada Colaborativa; 03 assinaturas da Revista Mundo PM.

MOMENTO HISTÓRICO

Prestes a lançar a edição 7 do PMBOK, resignificado sob uma visão de princípios e domínios, o PMI dá um salto para o futuro. Menos preditivo, O PMBOK desce do patamar de mais de 700 para menos de 300 páginas, mais uma grande plataforma de conteúdo digital complementar.

Com certeza um momento histórico inspirado nas metodologias ágeis e na recente vertical do Disciplined Agile e contando com uma abordagem holística do Agile reconhecida em seu VP, Scott Ambler, o PMI ousa atualizar-se quebrando seus próprios paradigmas.

O quanto a ida do Scott Ambler e de sua visão sobre o universo de metodologias ágeis, agora VP do PMI para o Disciplined Agile, incorporando-a em cursos e certificações contribuirá para a maior disseminação do Agile é o que vamos ver a partir de agora.

https://pmisp.org.br/pmbok-guide/

PMI – DISCIPLINED AGILE

Enquanto as metodologias e frameworks se preocupam com um viés específico para processos ágeis, o Disciplined Agile Delivery (DAD) tenta valorizar o melhor de cada e defende uma visão híbrida, desde Scrum, Kanban, XP e outras. Como na Dell/Pivotal ou SAFe, o DAD propõe desde a estratégia, plano, construção, entrega, estabilização e questões como DevOps e suporte.

https://www.pmi.org/disciplined-agile – A verdadeira agilidade nos negócios vem da liberdade, não de estruturas. O DAD ajuda a aprender sobre as opções e orienta a realizar um passo de cada vez. Trata-se de um kit de ferramentas que utiliza centenas de práticas ágeis para guiá-lo para a melhor maneira de trabalhar e entregar valor.

O DAD possui dois conjuntos de papéis, que atuam desde a concepção, construção, até a entrega, divididos entre papéis primários e secundários. Os papéis primários são o Team Lead, o Product Owner, os membros do time, o Architecture Owner e também assim considera os Stakeholder. Os papéis secundários são específicos e facultativos, conforme necessidade, especialistas, testes, Domain Experts, Technical Expert e Integrator, responsável pela integração entre sistemas.

O DAD oferece quatro camadas – fundação, DevOps, fluxos de valor e empresa ágil. Como no Lean, Kaizen, PDCA ou STATIC, o conselho é iniciar entendendo o seu processo tual, pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, eu gosto de dizer que é preciso aplicar um 5w2h, desenhar seu fluxo de valor, escolher por onde começar pequenas melhorias … e não parar mais.

O DAD divide seu ciclo de vida em três fases, focado na entrega, desde a INCEPTION, CONSTRUÇÃO e TRANSIÇÃO O DAD inicia com um processo de iniciação, planejamento e/ou organização para o início, valorizando ser o mais leve e ágil possível; Na construção temos um instanciamento de um processo híbrido; Na transição há a percepção de que, em grandes empresas, temos uma complexidade inerente a suas estruturas e soluções e é preciso esforço para agilizar seus processo de implantação, transição e estabilização.

O site do PMIRS é https://pmirs.org.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s