Pare, reflita, planeje 2022 com máxima efetividade = Effectuation + Odyssey

O modelo de Effectuation da Profª Saras é uma abordagem ágil ao incentivar sonhos, mas pés no chão e mão na massa. É possível usar SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), BMY (Business Model You Canvas), eu mesmo tenho dois canvas de planejamento de carreira e pessoal, mas o modelo da profª Saras é uma aula de Lean Startup, design thinking e Agile para a vida.

Effectuation foi proposto por Saras Sarasvathy nos anos 90, baseado em sistemas empíricos, com menos planos e mais experimentação, aprendizado e adaptação. Para tomar decisões e executar ações em meio a riscos e incertezas, sempre avaliando os recursos disponíveis com objetivos de curto prazo, equilibrando racionalmente cada passo e (re)ações.

A professora Saras oferece quatro perguntas cíclicas, que garantem uma perspectiva pragmática, que induz a fazer o que está ao nosso alcance, a ter parceiros de viagem, abertos a aprender e adaptar, mudando e se adaptando.

  1. Quem sou?
  2. O que sei fazer?
  3. Quem conheço?
  4. Quais recursos tenho?

Junto a estas quatro poderosas questões, temos cinco pilares que as sustentam e retroalimentam:

Ao ler seus ensinamentos, apreendemos que não devemos nos apegar a planos complexos de metas de longo prazo, mas sim a construção de passos, reais e imediatos, cada um confirmando o passo seguinte. Isso nos levará ao melhor resultado … um pequeno passo de cada vez!

Também é impossível não mixar com o Odyssey Plan de Evans e Burnett, mas usando quinzenas, meses ou no máximo bimestres. Eis uma boa forma de iniciar o ano, com o pé direito na estrada, com ações claras sobre como materializar nossos sonhos e objetivos para 2022.

No Odyssey, cada coluna, indica uma passo, prioridade ou sequenciamento de ações. É possível colocar mais de uma a cada coluna, mas evite saturar (quando tudo é prioridade, nada é). E podemos colocar linhas para dividir metas, ações ou objetivos – familiares, carreira, negócio, …

A seguir um vídeo didático sobre Effectuation, é só reinterpretá-lo para a sua realidade e objetivos:

Valorizando a autora e também TEDx Talks, aqui está a professora Sarasvathy falando sobre Effectuation, o prof Burnett falando sobre Designing Your Life e a minha TEDx Talk.

Boa sorte e bom 2022 a todos que me acompanham neste blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s