QE – a síndrome do super herói

No século XX, a síndrome do super herói representava aqueles profissionais que queriam resolver tudo sozinhos. Para eles, a maioria dos “outros” eram um estorvo, eles deixavam isso claro, reiteradamente. Afinal, eles achavam que davam o sangue …

Se o desafio heróico é resolver os problemas, trabalhar sem hora para encerrar, ser workaholic … era uma consequência natural e desmedida reclamar dos outros fazerem “corpo mole” por trabalharem 8hrs apenas.

As vezes, a sindrome do super herói mascarava a sindrome do impostor, baixa auto-estima ou complexo de inferioridade, podendo levar alguns a extremos, em um esforço heróico atras de legitimidade, aceitação ou reconhecimento.

As vezes, a sindrome do super herói mascarava prepotência, arrogância, complexo de superioridade, fazendo com que quanto mais a pessoa faz, mais trata com desdem os demais que não estão a sua altura e entregas.

COLETIVIDADE E AGILIDADE

Em times ágeis e com técnicas de team building e bonding, a força é do coletivo, se sei ou faço mais, é preciso buscar equilíbrio e equidade, compartilhar, delegar, repassar o suficiente para desenvolvimento contínuo de todos … juntos!

Esta é, em hipótese, uma das grandes contribuição das metodologias ágeis. Por instrumentalizar times a agirem como times, usando a força do coletivo acima dos interesses e sindromes individuais.

https://jorgeaudy.com/2015/05/26/a-sindrome-do-heroi-e-a-liga-da-justica/

Outros posts:

7 comentários

  1. Salve, mestre! Gostei do post em vários níveis:

    * A síndrome é real e fatal. Pode surtir efeito no curto prazo, mas é destrutiva no longo;
    * Usar o Syndrome como exemplo é um toque de gênio, 100%-kotick;
    * Mostra o contra-ponto: o ágil. Como a meta do Syndrome, transformar todo mundo em super-herório, o que no fundo Ágil faz. É um círculo perfeito.

    Gênio. Cinco estrelas!! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s