QE – 5 pilares e 12 domínios de Goleman

Entre os diferentes autores de referência sobre inteligência emocional, vamos analisar Golemas a luz de competências pessoais que elevam nosso QE.

Primeiramente, temos cinco pilares a serem continuamente exercitados, cada um retroalimentando os demais. Cada um deles é autoexplicado, através de conceitos usuais em meio a combinação de lean startup, design thinking, agile e growth hacking:

  • Autoconsciência
  • Autorregulação
  • Automotivação
  • Empatia
  • Habilidades sociais

A autoconsciência e ver-se a si mesmo, evitando uma autoimagem idealizada e irreal, assim é preciso a autoregulação e autocontrole. Para crescer e fazer acontecer é preciso motivação e autoeficácia. Para compreender seu entorno usamos de empatia para a promoção de nossas habilidades sociais.

Os doze domínios são atitudes e comportamentos que geram ações dirigidas ao desenvolvimento permanente da inteligência emocional. Ao analisá-los é possivel perceber neles muito do que trabalhamos em team building e bonding que instiga bons PDI’s:

  1. Autoconhecimento emocional
  2. Autocontrole emocional
  3. Adaptabilidade
  4. Orientação para realização
  5. Perspectiva positiva
  6. Empatia
  7. Consciência organizacional
  8. Influência
  9. Coach e mentoria
  10. Administração de conflitos
  11. Trabalho em equipe
  12. Liderança inspiradora

Quando falamos de principios, atitudes e habilidades ágeis, quando promovemos um treinamento Scrum ou um team building baseado no Lean Office, é possivel (sem saber) praticar os pilares e domínios de Goleman.

Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma … não surpreende percebermos que em todas as principais abordagens e autores a partir da segunda metade do século XX convergem ou leem direta ou indiretamente das mesmas fontes.

Não posso encerrar sem citar Nonaka e parceiros, nas bases do Scrum, da teoria das organizações que aprendem, no modelo SECI, na teoria de Ba, na estrutura organizacional em hipertexto … eles não em QE, mas discorrem sobre os mesmos pilares e dominios.

Porque em times de algumas empresas demora mais ou rapidamente embalam? Tem muito a ver com uma conjunção de QE coletivo, onde os integrantes se desenvolvem pessoal e em grupo de forma colaborativa … como tem que ser!

Outros posts:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s