Entre os diferentes autores de referência sobre inteligência emocional, vamos analisar Golemas a luz de competências pessoais que elevam nosso QE.

Primeiramente, temos cinco pilares a serem continuamente exercitados, cada um retroalimentando os demais. Cada um deles é autoexplicado, através de conceitos usuais em meio a combinação de lean startup, design thinking, agile e growth hacking:
- Autoconsciência
- Autorregulação
- Automotivação
- Empatia
- Habilidades sociais
A autoconsciência e ver-se a si mesmo, evitando uma autoimagem idealizada e irreal, assim é preciso a autoregulação e autocontrole. Para crescer e fazer acontecer é preciso motivação e autoeficácia. Para compreender seu entorno usamos de empatia para a promoção de nossas habilidades sociais.
Os doze domínios são atitudes e comportamentos que geram ações dirigidas ao desenvolvimento permanente da inteligência emocional. Ao analisá-los é possivel perceber neles muito do que trabalhamos em team building e bonding que instiga bons PDI’s:
- Autoconhecimento emocional
- Autocontrole emocional
- Adaptabilidade
- Orientação para realização
- Perspectiva positiva
- Empatia
- Consciência organizacional
- Influência
- Coach e mentoria
- Administração de conflitos
- Trabalho em equipe
- Liderança inspiradora
Quando falamos de principios, atitudes e habilidades ágeis, quando promovemos um treinamento Scrum ou um team building baseado no Lean Office, é possivel (sem saber) praticar os pilares e domínios de Goleman.
Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma … não surpreende percebermos que em todas as principais abordagens e autores a partir da segunda metade do século XX convergem ou leem direta ou indiretamente das mesmas fontes.
Não posso encerrar sem citar Nonaka e parceiros, nas bases do Scrum, da teoria das organizações que aprendem, no modelo SECI, na teoria de Ba, na estrutura organizacional em hipertexto … eles não em QE, mas discorrem sobre os mesmos pilares e dominios.
Porque em times de algumas empresas demora mais ou rapidamente embalam? Tem muito a ver com uma conjunção de QE coletivo, onde os integrantes se desenvolvem pessoal e em grupo de forma colaborativa … como tem que ser!
Outros posts:
- https://jorgeaudy.com/2022/01/05/qual-e-o-seu-qe-quoeficiente-de-inteligencia-emocional/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/09/qe-5-pilares-e-12-dominios-de-goleman/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/10/qe-soft-skills/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/04/inteligencia-emocional-a-regra-do-silencio-incomodo/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/11/qe-bloqueio-emocional/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/07/inteligencia-emocional-a-sindrome-do-super-heroi/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/06/a-sindrome-de-burnout/