Os soft skills propostos ou percebidos no modelo de combinação ( lean startup, design thinking, agile e growth hacking) são os mesmos que compreendemos como diferenciais na abordagem da inteligência emocional.
Autoconhecimento e autocontrole – aprender a se escutar, perceber como e porque de seu estado de ânimo. Psicologia positiva e uma boa dose de realismo nos ajudam a neutralizar nossos exageros.
Escuta ativa e interesse genuino – é fazer valer cada momento, estar presente de corpo e alma. Pessoas com baixa inteligência emocional, com frequência estão em cada momento pensando em outro;
Comunicação propositiva e assertiva – saber estabelecer conexões, se envolvendo, se comunicando de forma clara e no timing necessario, nem apressado, nem ausente. Interagir
Senso de time e colaboração – sentir-se parte de algo além do individualismo, quer seja intra ou interequipes. Saber atuar em rede, agregando o melhor de cada um, dando sempre a sua contribuição.
Pensamento crítico, sistêmico e resolução de problemas – saber, individual e coletivamente, analisar situações, decompô-las em partes, avaliar alternativas e critérios para a escolha de soluções.
Resiliência e gestão do tempo – é preciso responder proporcionalmente ao risco, problema, oportunidade. Pareto, foco naquilo que agrega valor, fazer certo a coisa certa, iterativo-incremental-articulado.
Liderança e visão estratégica – ser lider é inspirar, é orientar, é disseminar o porque algo precisa ser feito. É um papel, não um cargo, qualquer um pode assumi-lo em determinado momento.
Pró-atividade e empreendedorismo – é fazer acontecer, não ser reativo, mas ter iniciativa frente a tendências ou fatos. Usando a sua iniciativa somada ao grupo, rede ou time envolvido.
Criatividade e inovação – o exercicio do pensamento lateral ou ambidestria, buscando entregar, mas sempre que possível, buscar a experimentação e a melhoria contínua.
Persuasão e empatia – o valor de colocar-se no lugar dos outros é tão relevante e simbiótico a arte da argumentação e negociação. Empatia e persuasão tem mão dupla e deve assim serem exercitadas.
Empirismo e adaptação – saber experienciar, o velho e o novo, aprendendo e se adaptando ou se ajustando sempre que preciso ou possível. Evoluir é se adaptar de forma positiva.

Outros posts:
- https://jorgeaudy.com/2022/01/05/qual-e-o-seu-qe-quoeficiente-de-inteligencia-emocional/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/09/qe-5-pilares-e-12-dominios-de-goleman/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/10/qe-soft-skills/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/04/inteligencia-emocional-a-regra-do-silencio-incomodo/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/11/qe-bloqueio-emocional/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/07/inteligencia-emocional-a-sindrome-do-super-heroi/
- https://jorgeaudy.com/2022/01/06/a-sindrome-de-burnout/