Qualquer transformação organizacional começa pelos times, não pelas pessoas como imaginávamos, a força da transformação e o desenvolvimento individual é fruto de uma consciência de time, onde vários profissionais se apoiam e colaboram para que isto aconteça.
- Alinhamento de estratégia com lideranças;
- Workshop com todos desmistificando Agile;
- Uma rodada de Team Building com cada time;
- Alguns Follow Ups para dar tração (*);
- Deixar as retrôs e melhoria contínua fazer o seu trabalho.
(*) Alguns follow ups ajudam a dar visibilidade ao esforço empreendido por cada time na criação de ciclos de melhoria contínua, inspirarem-se uns com os outros, gerar feedbacks organizacionais e incentivar conceitos de uma organização que aprende e ambidestria.
Antes de sair de férias fechei mais um – estratégia, workshop e team building com todos os times. Agora haverá um ciclo mensal de futurespectives a cada mês, também teremos um breve acompanhamento do que está andando e o que temos pela frente (follow ups).
A imagem abaixo é o quadro de follow up, onde temos em cada área ou equipe um resumo até aqui, com Role Model Canvas, Proposta de Valor e Estrela de 5 pontas … tudo isso em um turno intenso com cada time, que resulta em planos de ação (postits pretos em casa secção).
Cada ação tem um ponto focal, cada time transferirá esta informação para o seu método de trabalho, alguns no Planner, alguns deixarão no próprio Miro. Teremos um mês de realizações até o primeiro follow up, que tem o papel não gerencial, mas de fixação do mindset.
Estão previstos pelo menos três follow ups, com o principal mote de que todos tenham uma visão geral do que está rolando, pois assim como debaterão sua transição para um mindset ágil, também receberão informações de feitos e méritos dos outros times … gestão do conhecimento.
Tenho bons posts sobre mentoria ou coaching em transformação, como:
- Uma-alegoria-poetica-para-agile-coachs/
- Os-4-estagios-de-novas-competencias/
- Liderança-coaching-mentoring/
