Dailys x Retrospectivas

Nos últimos dias, conversando com algumas pessoas, me motivei a escrever este post apenas sobre a natureza das timeboxes de Daily e Retrospectiva, ambas com foco ágil em inspeção e adaptação, mas com diferentes objetivos praticos.

Natureza

Duas importantes timeboxes para o exercício da transparência, inspeção e adaptação, entretanto, a Daily possui como objetivo primário o resultado da Sprint, enquanto a Retrospectiva tem seu foco na melhoria do processo e no aperfeiçoamento do trabalho em equipe sob princípios ágeis.

Devemos ser transparentes na daily, entretanto, a transperência desejada na Daily tem foco nas User Stories e demais tarefas comprometidas pela equipe quando do Planning, se estamos em dia, atingindo a qualidade e valor propostos, quais as oportunidades, riscos e problemas percebidos, para permanente inspeção e antecipada adaptação.

Já, a Retrospectiva preocupa-se em analisar como praticamos o método, em como melhorar o nosso processo, como estamos praticando a agilidade, o quanto isso agrega valor, o quanto estamos felizes e nos sentimos desadiados a fazer mais e melhor. Importante, é claro que não devemos fazer estoque de problemas, no caso de uma crise, juntamos a equipe e conversamos.

Oportunidades

As Retrospectivas são momentos para a equipe esquecer a mesa e o telefone, para pensar de forma desapegada em como ser mais eficáz e feliz, discutir o método e o processo, por isto mesmo fazemos retrospectivas fora das salas de reuniões, inclusive temos feito ao ar livre, para sair do modelo-mental e ousar novas abordagens.

A Daily é uma reunião metódica, não precisa ser chata ou stressante, mas deve cumprir um roteiro, quando cada um deve ser assertivo o suficiente para traduzir em um minuto de fala 17 horas de trabalho, posto que sempre olhamos para o que foi feito desde a última Daily e o que pretendemos fazer até a próxima.

Se em uma Daily, percebemos um problema metodológico relevante, é importante que o Scrum Master convide os envolvidos ou todos para ficarem mais alguns minutos após a Daily, de modo a não fazer estoque até a próxima Retrospectiva, resolvendo ou mitigando imediatamente, de forma a não impactar no clima de trabalho do grupo e no resultado da Sprint.

Resquícios de comando-controle

Além disto, nem em uma, nem em outra, devemos valorizar argumentos ou problemas desalinhados e inexistentes, por falta de entendimento e foco em solução. Já tivemos vários stresses desnecessários por falta de “bom-senso”, porque alguém reclama de um colega com foco no seu aparente problema, sem argumentação suficiente ou ouvidos a contra-argumentação, “transparência não é desabafo”, é convergência, é alternativa e solução, “de olho no futuro”.

As vezes, quem se stressa com miudezas, após ter feito estoque, desabafar, de não chegar ao consenso, não conseguir argumentar ou rebater argumentações, acaba dizendo que “OK”, que esta “Tudo bem!” … para reiniciar o estoque de “incomodos” e inconscientemente, aguardando pela próxima oportunidade de desabafar, esperando que o coordenador ou Scrum Master “faça o seu papel” e resolva o “seu” problema.

Não estou me isentando, mas as vezes é difícil, pois para ajudar na resolução de um problema apresentado entre duas ou mais pessoas, só achamos um caminho se “TODOS” estiverem querendo achar a solução …

Um comentário sobre “Dailys x Retrospectivas

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s