Passado um ano da adoção do Scrum, ainda não aprendemos a fazer reuniões de Review, resquicío da época em que o ecossistema era como uma corrente de bicicleta, um elo transmitindo força motriz ao seguinte através de um único ponto de contato, que é o gerente, analista de negócios, product owner, … Infelizmente, é como uma brincadeira de telefone sem fio, a cada passagem haverá uma perda de conteúdo e principalmente perda de percepção.
O Sprint Review é a timebox que garante o estreitamento de relações entre o time e seus usuários, o objetivo é evitar que a equipe apenas “conheça” o negócio através dos olhos e filtros do product owner e gerencia, o resultado deste erro estratégico todo conhecem, pois não podemos esperar e até mesmo exigir entrega de valor, pertencimento e inovação de quem apenas ouve falar do negócio e das necessidades assépticamente através de terceiros.
Modelo mental antigo
É uma timebox inicialmente desprestigiada, inconscientemente alguns papéis podem sentir-se desconfortáveis com a perda de representatividade ou riscos a sua zona de conforto, deixar de ser o único a falar em nome do negócio ou ter que se envolver mais que o mínimo necessário.
As justificativas são sempre as mesmas : Não tenho tempo para mais uma reunião! Pode tocar adiante, confio em voce! Vai lá e depois nos informa! Não posso, estou cheio de trabalho ! Voce já sabe tudo o necessário!
Dinâmica
Seguindo uma premissa importante de qualquer timebox, a condução deve ter em vista a natureza de sua pauta, deve ficar na apresentação do previsto e do realizado, não é hora para fazer testes e homologação, nem para revisar ou discutir estratégia ou filosofar sobre o product backlog.
Uma reunião de Sprint Review põe na mesma sala, todo o time Scrum (PO, SM e Equipe) e todos os seus principais usuários, com uma pauta exigente a ser cumprida, pois primeiro o product owner pode apresentar os objetivos e depois a própria equipe de desenvolvimento apresenta o que acabou de ser concluído no Sprint que se acaba,
Benefícios papel-a-papel
Usuário – Reunir-se com todo o time, posicionar-se, perguntar e responder direto na fonte, gera um vínculo importante e gera um espiral de auto-conhecimento e responsabilidade, de compromisso e pertencimento.
Product Owner – Permite um maior alinhamento da equipe ao negócio, valores e princípios, que facilitará muito a sua apresentação de futuras User Stories e construirá um ambiente muito mais colaborativo em torno do que realmente é valor a ser atingido.
Equipe – Entenderá mais do negócio, integrando mais o ecossistema, facilitando a comunicação em todos os sentidos, agregando maior compromisso pessoal com a entrega de cada Sprint, pois é a própria equipe que apresentará e dará eventuais explicações.
Um Review amplo e efetivo, beneficiará e tornará mais produtivos, assertivos e focados o Planning, a Daily e a Retrospectiva de cada Sprint, construindo uma equipe mais integrada com as equipes do negócio, fornecedores e parceiros, todos empenhados em melhores resultados e real valor entregue.




Jorge.
Obrigado pelo conteúdo disponibilizado neste site.
Recentemente iniciamos uma mudança de atitude na empresa com o objetivo de tornarmos uma empresa ágil. Temos agendado para o dia 16 a primeira sprint review e esse conteúdo nos ajudará a conduzir de uma forma melhor.
Abraço
CurtirCurtir