Sprint Review

Passado um ano da adoção do Scrum, ainda não aprendemos a fazer reuniões de Review, resquicío da época em que o ecossistema era como uma corrente de bicicleta, um elo transmitindo força motriz ao seguinte através de um único ponto de contato, que é o gerente, analista de negócios, product owner, … Infelizmente, é como uma brincadeira de telefone sem fio, a cada passagem haverá uma perda de conteúdo e principalmente perda de percepção.

O Sprint Review é a timebox que garante o estreitamento de relações entre o time e seus usuários, o objetivo é evitar que a equipe apenas “conheça” o negócio através dos olhos e filtros do product owner e gerencia, o resultado deste erro estratégico todo conhecem, pois não podemos esperar e até mesmo exigir entrega de valor, pertencimento e inovação de quem apenas ouve falar do negócio e das necessidades assépticamente através de terceiros.

Modelo mental antigo

É uma timebox inicialmente desprestigiada, inconscientemente alguns papéis podem sentir-se desconfortáveis com a perda de representatividade ou riscos a sua zona de conforto, deixar de ser o único a falar em nome do negócio ou ter que se envolver mais que o mínimo necessário.

As justificativas são sempre as mesmas : Não tenho tempo para mais uma reunião! Pode tocar adiante, confio em voce! Vai lá e depois nos informa! Não posso, estou cheio de trabalho ! Voce já sabe tudo o necessário!

Dinâmica

Seguindo uma premissa importante de qualquer timebox, a condução deve ter em vista a natureza de sua pauta, deve ficar na apresentação do previsto e do realizado, não é hora para fazer testes e homologação, nem para revisar ou discutir estratégia ou filosofar sobre o product backlog.

Uma reunião de Sprint Review põe na mesma sala, todo o time Scrum (PO, SM e Equipe) e todos os seus principais usuários, com uma pauta exigente a ser cumprida, pois primeiro o product owner pode apresentar os objetivos e depois a própria equipe de desenvolvimento apresenta o que acabou de ser concluído no Sprint que se acaba,

Benefícios papel-a-papel

Usuário – Reunir-se com todo o time, posicionar-se, perguntar e responder direto na fonte, gera um vínculo importante e gera um espiral de auto-conhecimento e responsabilidade, de compromisso e pertencimento.

Product Owner – Permite um maior alinhamento da equipe ao negócio, valores e princípios, que facilitará muito a sua apresentação de futuras User Stories e construirá um ambiente muito mais colaborativo em torno do que realmente é valor a ser atingido.

Equipe – Entenderá mais do negócio, integrando mais o ecossistema, facilitando a comunicação em todos os sentidos, agregando maior compromisso pessoal com a entrega de cada Sprint, pois é a própria equipe que apresentará e dará eventuais explicações.

Um Review amplo e efetivo, beneficiará e tornará mais produtivos, assertivos e focados o Planning, a Daily e a Retrospectiva de cada Sprint, construindo uma equipe mais integrada com as equipes do negócio, fornecedores e parceiros, todos empenhados em melhores resultados e real valor entregue.

2 comentários sobre “Sprint Review

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Jorge.

    Obrigado pelo conteúdo disponibilizado neste site.

    Recentemente iniciamos uma mudança de atitude na empresa com o objetivo de tornarmos uma empresa ágil. Temos agendado para o dia 16 a primeira sprint review e esse conteúdo nos ajudará a conduzir de uma forma melhor.

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s