No post anterior eu citei um artigo do Scott Ambler no site Dr Dobb’s sobre a complexidade inerente a qualquer projetos de software, pois retorno a este autor porque por casualidade recebi um email do José Maria Leocádio da coordenação estratégica de tecnologia do SERPRO. Ele sugeriu um novo post do Ambler, tão interessante quanto.
Este segundo post cita o primeiro e vai mais fundo em uma visão holística da TI, em todos os papéis envolvidos em um projetos de software, vale muito a pena ler os dois posts. Compartilho novamente não só porque acredito no que ele diz e levanto esta bandeira a pelo menos cinco anos, mas mesmo que discordasse, é uma aula de Agile Thinking.
Em uma tradução não literal dos conteúdos dos posts, embasada em liberdades poéticas minhas, os posts poderiam se chamar:
Se curtiu o post acima do Ambler, vai curtir a mensagem explícita do último Chaos Manifesto do Standish Group e seu Small Projects Philosophy.
A hora de pensar em Agile já passou, agora já urge falar em DevOps, governança ágil, em empresa ágil, quem acha que isso é coisa só do desenvolvimento, está na hora de repensar seus conceitos. O alerta está sendo dado faz tempos, desde o início da década de 90 tem-se empresas trabalhando em Scrum, XP, Crystal, FDD, ASD, DSDM, … se pensarmos em princípios do Lean Toyota, então estamos falando da década de 50 do século XX 😦