Nos dias 28 e 29, um final de semana de imersão no Learning Camp aqui em Porto Alegre. Lembro que participei de uma oficina sobre Learning 3.0 canvas em 2012 com o Alexandre magno, eram os primeiros passos de uma extensa plataforma criada por ele para gestão do conhecimento, resolução de problemas e otimização da energia empregada no nosso cotidiano x resultados.
Compartilho das mesmas crenças que norteiam o Learning 3.0, questiono muitas empresas que investem em consultores, cursos e certificações de frameworks, mas esquecem de investir em seus facilitadores para a construção de um ecossistema que aprende, que buscam seu auto-conhecimento e melhoria contínua. A solução derradeira é investir em uma empresa que aprende.
Inscrições em – https://www.eventbrite.com.br
Yoris Linhares – https://www.linkedin.com/in/yorisls/ – Learning and Organisational Agility Facilitator. Sharing and learning about product development, management and innovation. Learning 3.0, Lean Inception, and Management 3.0 facilitator.
Valerya Carvalho – https://www.linkedin.com/in/valerya-carvalho – Finance Executive with solid experience in the Finance, Controlling and Administration, with strong performance in strategic and operational management. I’ve worked for national and multinational companies. In my experience, I have had an outstanding performance in seeking new business opportunities while focusing on the value added.
Na dúvida em fazer uma imersão de 2 dias? Então da uma olhada no vídeo:
Alexandre Magno em 2015 sobre a origem da construção da sua plataforma: “O mundo está mudando em um ritmo mais rápido do que nunca. Novos conceitos e técnicas para todos os tipos de trabalho estão continuamente surgindo, e tudo isso precisa ser aprendido rapidamente. O problema é que, se temos visto uma (r)evolução em diversas áreas, como Management, Marketing, Organizational Design, Business e Software Development, o mesmo não pode ser dito para o campo de Learning. Profissionais, times e empresas continuam tentando aprender novos conceitos através de métodos antigos, e assim se limitam à teoria, não conseguindo leva-los ao ‘mundo real’. Learning 3.0 atualiza conceitos, apresenta histórias e discute cenários que nos farão refletir sobre o papel que a aprendizagem exerce em nossas vidas. Saiba mais sobre o Learning 3.0 neste Test-Drive com Alexandre Magno.”
O Learning 3.0 me lembra fortemente as diferentes teorias que curto e estudo sobre aprendizado organizacional, profissionais, interação, protagonismo. Me traz a mente o modelo hipertexto proposto por Takeushi e Nonaka, onde temos três dimensões organizacionais, a formal, a de equipes ágeis, além da dimensão de gestão do conhecimento. Tem a ver com modelo SECI e Conceito de Ba, o difícil é escolher quem fará para então replicar e fazer rodar.
Todo facilitador poderia fazer estes cursos para colocar em cheque sua percepção de aprendizado, quer significativa, experiencial, construtivista, com um tanto de Maiêutica e Poiesis 🙂 Lembro de meus posts reivindicando mais filósofos nas organizações, que questionem, que debatam, que facilitem a convergência em soluções e resultados … Pense nisso! Eu acredito que o interesse maior destes workshops deveria ser das empresas, preparar seu pessoal para construir ecossistemas de aprendizado.