Jogo – Cesto de Ovos

Um desafio que eu aplicava no escotismo, usando jornal, bexiguinhas, sucata e canudos de refrigerante, cada time deve preparar um container que abrigue um ovo (ou bexiguinha cheia d’água) que será arremessado para cima e cairá em queda livre.

Apresente a tarefa de construir um invólucro de ovo que possa manter o ovo intacto em uma queda de pelo menos três metros em queda livre até o chão. Ofereça iterações de 3 minutos, organizadas a partir de um planejamento onde cada equipe deve apresentar como pretende fazer, dividido em até 5 iterações.

Cada iteração começa com uma confirmação do planejamento original, execução e encerra com uma apresentação do que já foi feito e avaliação do trabalho executado, produtividade, qualidade, etc.

Após 4 ou 5 iterações você entrega um ovo (ou bexiguinha cheia d’agua) para cada time realizar um teste. Ganha o ovo que não quebrar, se mais de um time tiver sucesso, repita o teste novamente com maior intensidade, se mesmo assim não se resolver, declare empate.

PRINCÍPIOS: O original escoteiro não possui iterações, com planejamento, entregas parciais e retrospectivas. As iterações e adaptações na execução o torna um Agile Game.

DICA: Um jogo para ser jogado ao ar livre, em um gramado, aproveitando cada iteração para testar e tomar decisões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s