Jogo da Catapulta

Um jogo SCRUM onde as equipes trabalharão para construir uma catapulta de taquara, planejando até 5 jornadas de trabalho de 5 minutos cada.

Durante o planejamento devem dizer quantas taquaras e sisal precisarão por  jornada, mas permitindo replanejamento. A cada jornada, no caso de não conseguirem entregar o prometido no planejamento do início da jornada, não pontuam, no caso de entregar pontuam.

Cada jornada entregue vale 10 pontos, má qualidade na construção penaliza-se em menos 3 pontos, uma entrega funcional vale um bônus de mais 5 pontos.

Desperdício relativo a material não utilizado ou desnecessário penalizam com menos 3 pontos. Ao final das 5 jornadas, há uma competição de tiro ao alvo, usando uma bola de meia graúda e pesada. A exigência é que a estrutura fique firme sem ninguém segurando

PRINCÍPIOS: Durante as jornadas, o trabalho deve ser colaborativo, auto-organizado, com foco nos objetivos acordados para aquela jornada.

DICA: Antes de iniciar eu ofereço aos times, como valor agregado, uma breve oficina de amarras, quadradas e diagonais, um valor agregado colateral, assim a estrutura fica mais firme e amarras é um conhecimento que poderá ser útil em situações variadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s