RH – 4 – Desempenho

Na wikipedia, a avaliação de desempenho refere-se a um mecanismo ou ferramenta que busca conhecer e medir o desempenho dos indivíduos na organização, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por esses indivíduos, proporcionando insumos importantes para o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada

Processo trimestral por seu gestor imediato que é projetado para ajudar o colaborador a entender suas funções, seus objetivos, suas expectativas e o sucesso de seu desempenho. A prática fornece à gestão de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira.

4. DESEMPENHO

  • Metas – OKR e KPI
  • People analytics
  • Avaliação 360°
  • Pesquisas de opinião
  • Dashboard com projetos e operações do RH
  • Gestão da mudança (transformação)
This image has an empty alt attribute; its file name is image-45.png
rh-uma-matriz-com-os-quesitos-mais-relevantes/

METAS – OKR E KPI

OKR é um modelo de gestão de desempenho baseado em objetivos e foco em resultados práticos, ao mesmo top-down (objetivos) e bottom-up (key results). O maior benefício é a transparência e visibilidade da comunicação vertical e horizontal, unindo estratégia e operação. OKR cria uma rede de objetivos e debate os meios para atingi-los, valorizando a convergência de interesses pessoais e coletivos em prol dos resultados, amplificando a satisfação no senso de grupo e coletividade.

Existem OKR em três níveis conceituais, podendo serem implantados gradativamente, dos organizacionais, depois coletivos e enfim os individuais, nesta ordem. Há vários exemplo, como Twitter e Spotify, que deixaram de praticar o nível individual pela percepção de que o empenho exigido não agrega mais que os organizacionais e coletivos já implementados.

PEOPLE ANALYTICS

People Analytics pode ser descrito como um método para estudar profundamente dados sobre pessoas processos, funções, desafios e oportunidades no trabalho. O objetivo é elevar essas disciplinas e alcançar através delas um sucesso sustentável. A análise de pessoas costuma ser chamada de análise de talentos ou análise de recursos humanos.

People Analytics evoluiu desde seu surgimento na segunda metade do século XX, migrando da análise prescritiva para uma análise preditiva, fruto do avanço da tecnologia que provê as condições para enfrentamento de um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, oferecendo mais informações qualificadas para apoiar a tomada de decisão e inovação.

AVALIAÇÃO 360°

A Avaliação 360º é uma metodologia que autoriza e permite que todos os profissionais de uma empresa sejam avaliados em um mix de pares, gestor, pessoas que ele atende e dos quais recebe atendimento. Já tive a oportunidade de usar em uma grande empresa regional nos anos 2000 e o resultado sempre era muito rico e interessante.

O objetivo é estimular a melhoria contínua de todos os colaboradores da empresa, subvertendo a lógica de o chefe avaliar seu chefiado, pois todos recebem feedbacks de colegas, chefe, chefiados, clientes internos e fornecedores interno. Esta prática estimula que todos tenham maior cuidado e atenção nas relações humanas do seu dia a dia.

A escolha de quem avaliam quem obedece uma série de regras quantitativas e qualitativas, de forma a tornar o processo mais distribuído e também evitar panelinhas. O profissional também pode se autoavaliar no sistema para registro, tanto quanto estabelecer seu plano individual de melhoria, pactuado com seu gestor imediato.

PESQUISA DE OPINIÃO

Segundo o iPed, pesquisa de clima organizacional é uma maneira utilizada para coletar diversos tipos de dados, trazendo sempre muitas informações relevantes sobre qual está sendo a percepção dos funcionários ou colaboradores em relação a muitos fatores que podem até mesmo afetar o seu desenvolvimento e motivação dentro de uma empresa.

No site da FOCSI, clima organizacional de uma empresa consiste no conjunto de percepções conscientes e inconscientes que seus colaboradores têm do ambiente de trabalho. Em resumo, trata-se de um estado transitório, baseado em estrutura, cultura de valores, gestão e outros aspectos. Padrões transitórios que queremos e podem ser melhorados.

DASHBOARDS DE PROJETOS E OPERAÇÕES

É um instrumento de medida de desempenho para o monitoramento de projetos, atividades ou da organização como um todo, contribuindo para a redução da incerteza e facilitando na antecipação da percepção de riscos ou oportunidades inerente à tomada de decisões. Foi desenvolvido como um painel ou documento com diversos dados e informações para o controle financeiro e não financeiro. É um artefato de informação periódica para líderes e liderados de uma organização, para acompanhamento e apoio a decisão se necessário.

“Fornecer uma visão do todo que permita tomar decisões em questões particulares”, o conceito é de meados do século XX, plenamente aceito e utilizado por organizações de diferentes portes. Um painel com os indicadores mais relevantes que viabilizem o uso em diferentes níveis organizacionais. É um instrumento de gestão, sumarizado, fácil, diversificado, comparativo e de rápida atualização, a geração de um diálogo acessível nos diferentes níveis da organização ajuda o gestor na tomada de decisão de forma ágil.

GESTÃO DE MUDANÇAS – TRANSFORMAÇÃO

O mundo mudou, o número de fronteiras diminuiu, o acesso ao conhecimento e tecnologia se disseminaram, se o século XX foi o reinado da inventividade, o século XXI é da co-criação, colaboração, coopetição, adaptativa e significante, a empresa aprende a cada dia ou morre. Todos investem em alguma transformação – Organizações Exponenciais, Digital Transformation, Fábrica 4.0, Agile Thinking, Hipertexto de Takeushi e Nonaka à Dual de Kotter, …

A transformação atual exige orquestração, treinamentos, evolução gradual, posto que não se trata de uma ferramenta, técnica ou método, mas a combinação de vários deles. Entretanto, todos eles envolvem uma mudança de comportamento, de atitude, líderes e liderados, projetos e operações, exploitation e exploration, isto envolve enfim a totalidade dos colaboradores de uma empresa e cabe ao RH contribuir ativamente nestes processos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s