No Tecnopuc Talks de Março de 2021 vai rolar uma hora de entrevista com Steve Blank, dia 12/03 às 16h30, sexta-feira. Será com ele mesmo, o pai do Lean Startup, empreendedor do Vale do Silício, professor de Stanford, pesquisador sênior em Inovação na Columbia University. Podendo assistir de casa? É absolutamente imperdível.
Ele propôs as bases do Lean Startup (Startup Enxuta) em um modelo que chamou de Customer Development, uma transformação sobre como empresas inovadoras em um contexto de grande incerteza e mudança. O próprio conceito de Startup moldou-se a sua abordagem sobre empreendedorismo no século XXI.
Será transmitido ao vivo, em lingua inglêsa, com inscrições gratuitas – http://bit.ly/talks-steve

“Não há fatos dentro do seu prédio, as respostas estão lá fora!“
“Os vencedores entendem por que os clientes são clientes!“
“As respostas são fáceis. Fazer as perguntas certas é o difícil!“
“A cultura do Vale do Silício NÃO é um jogo de soma zero!“
“O mercado influencia tudo o que uma empresa faz ou deveria fazer!“
“Startups exigem um certo conforto com o caos, a incerteza e a mudança!“
“Construir seu produto é fácil. A parte difícil é conseguir clientes para ele!“
“Nenhum plano de negócios sobrevive ao primeiro contato com os clientes!“
“Grandes empreendedores são revolucionários, eles mudam o status quo!“
“Descobrir o cliente é um trabalho árduo. Você não pode mentir sobre isso!”
“Costumávamos girar despedindo pessoas, agora despedimos hipóteses!“
“Customer Development diz que é bom ter hipóteses sobre a sua startup, mas todas elas provavelmente estão erradas!”
“Para transformar uma visão em realidade e crença em fatos, uma startup deve testar cada suposições ou hipóteses, e descobrir quais são as corretas!”
“A cultura empreendedora do Vale do Silício costumava ser limitada a alguns grupos empreendedores. Agora, a Internet espalhou essa cultura por toda parte!“
“Os fundadores se encaixam na definição de um compositor: eles veem algo que ninguém mais vê, por isso, para ajudá-los a criar do nada, eles precisam se cercar de artistas de classe mundial!“
“Jovens empreendedores tendem a ser destemidos e não respeitam o status quo, e isso é exatamente o que você precisa em um ambiente onde o status quo tentará colocá-lo fora do mercado!“
“O pensamento número um é <Você é curioso?>, o pensamento número dois é <Use a imaginação> e o número três é <Isso se traduz em ação?> … essa é a diferença entre alguém com uma ideia e alguém que é um empreendedor!”
“No Vale do Silício há um underground sobre o qual você não fala, você retribui aos fundadores e empreendedores mais jovens sem pedir nada em troca. O objetivo é repassar o que aprendemos para tornar nosso ecossistema mais forte e melhor!“
“A mudança nº 1 no Vale do Silício é a densidade da informação. Se você pensar bem, 30 anos atrás, a única maneira de obter informações era durante reuniões individuais. Você sabia muito pouco e o mundo sabia muito pouco. Nós apenas sabemos muito mais agora!“
