City Building Game – vs Scrum – arquivo upload Miro

Saiu do forno mais uma versão do City Building Game para exercícios práticos de Scrum, Kanban, XP ou qualquer outro, inclusive escala. Esta edição abaixo é a versão Scrum, com Release Plan e até quatro sprints. As variações Kanban geram um backlog com marcação da(s) próxima(s) release(s) e sistemas puxados com WIP durante sua execução … o tempo para cadenciar o replenishment é o mesmo da versão Scrum de 2,5 min.

O vídeo explicativo e o arquivo RTB (backup) para upload no seu Miro estão no final deste post. Não foi possível disponibilizar no Miroverse porque está em Português. Espero que curta e jogue, aceito e aguardo todo e qualquer tipo de feedbacks!

A esquerda temos, encima o quebra-gelo para navegação, operação e funcionalidades básicas no Miro, embaixo o material para uma lightning talk falando de Scrum, Kanban ou escala (três versões mais usadas). A direita temos até seis equipes, cada qual com um bloco equivalente de instruções e formatação para rodar o jogo de forma independente. Em todas temos alguns papéis, backlog e quadro durante a execução.

O quebra-gelo é um clássico, oriento as características básicas do Miro para novatos em uma sequência muito assertiva – Inicio pel fit-to-screen (enquadramento) e navigation mode (Mouse) com todos no mesmo modelo; Sigo por zoom in e zoom out (ênfase ao rolete do mouse), mais modo select ou hand (objetos/board).

Na sequência, peço que exercitem isso encontrando e se posicionando em um postit já com o seu nome, para logo abaixo clicar duas vezes em um texto para o “apelido” de cada um. Depois, exercícios de inclusão de shapes e postits, trocando cores, redimensionando-os, posicionando-os … Quadrados, retângulo e triângulo para construírem uma casinha igual a minha, inclusive nas cores e dimensões.

O conteúdo é mais ilustrativo e extra do que a ser explanado, a lightning talk é para rolar em 5 minutos, no máximo extremo a dez se os jogadores forem 100% novatos em Agile. O foco é o método ou abordagem que será exercitada, então os outros são apenas citados de passagem. Coloco, mesmo assim, muitos links legais para quem se interessar por algum tópico ou viés e quiser ir atrás.

O jogo: Cada equipe possui uma identidade e seus personagens são os avatares, que tem apenas função ilustrativa. Turma do Chaves, Dragon Ball, Game of Thrones, Star Wars, Obelix e Harry Pother – Os PO’s são o seu barriga, o Goku, a Daineris, a princesa Léa, o Panoramix e o Harry. Os SM’s são o Chaves, o Vegeta, Drogo, mestre Yoda, Ideiafix e o Dumbledore 🙂

  1. Cada um deve assumir um papel no time (podem trocar os avatares entre si);
  2. POC (construir uma casa a 6 mãos – 2 quadrados, 1 retângulo e 1 triângulo);
  3. O PO prioriza a ordem e o time cria o Release Plan em sprints de 2,5 minutos;
  4. Executar uma sprint por vez, cada uma após o PO trazer as histórias ao quadro;
  5. Dois minutos e meio e fazer a retrospectiva (se der tempo, rodar outro sprint).

Em todas as equipes temos o mesmo pack para execução de até três sprints, tem em cada uma um board com as histórias que serão trabalhadas na iteração, um quadro branco que representa o patio de obras, onde as construções de casas, prédios, carros e caminhões acontecem conforme a especificação. A direita, com destaque, uma retrospectiva simples com duas áreas – like e dislike – para debaterem melhoria contínua.

Não rolou no Miroverse porque está em Português, então compartilhei aqui mesmo.

#1. Link do arquivo RTB para upload no Miro (última opção na lista de projetos no seu Miro):
>>> https://drive.google.com/file/d/1H5ZZOVDbwZXer06u0_cZ9nuxj1hl6xQ0/view?usp=sharing

#2. Vídeo de 20 minutos com explicação detalhada do icebreaker, lightning talk Agile e o jogo:
>>> https://drive.google.com/file/d/1Z5TAQBhnIU2D1uV06Ncwq7ZtC8zvE52R/view?usp=sharing

3 comentários

  1. Professor, excelente trabalho, Muito didático, leve e certamente muito engajador.
    Não o conhecia e tomei a liberdade de lhe seguir no Linkedin e também aqui no site.
    Muito conteúdo para aprender aqui.

    Não consegui fazer o upload dos boards do MIRO pois na versão free ele não permite.
    teria alguma outra forma ?

    Muito obrigado por compartilhar conhecimento.
    Wilson

    Curtir

    1. A seguir tens os acessos aos boards direto, sem nem mesmo exigir login. Mas se tu for aluno de graduação ou pós em uma universidade podes pedir uma licença full gratuita do Miro, na verdade essa regra vale para qualquer instituição de ensino – professores e alunos.

      Emoji City GPS – https://miro.com/app/board/o9J_l2KMOjU=/
      Mapa demográfico – https://miro.com/app/board/o9J_l2KPXd8=/
      Apresentação – https://miro.com/app/board/o9J_l2KPUwQ=/
      Mapa Mundi – https://miro.com/app/board/o9J_l2KMONg=/
      Curso miojo Miro – https://miro.com/app/board/o9J_l2KMUps=/
      2:1 verdade e mentira – https://miro.com/app/board/o9J_l2EYKkk=/

      Curtir

    2. Cuidado no free, porque quanto maior o número de boards você abre, o Miro contabiliza de uma maneira muito singular e de forma muito singular ele passa alguns de seus boards para view only.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s