Uma proposta para treinamento de jovens sobre inovação e empreendedorismo, uma forma de instigar pensamento lateral e chamar a atenção em estarmos atentos ao que está rolando no nosso entorno. É preciso despertar a meninada para startups, unicórnios, aceleradoras, incubadoras, hubs, …
É para ser ministrado em um turno, quatro créditos, três horas, fluido, mas com limites máximos de 1/3 para cada etapa – braisntorming (contando a apresentação), Lean Canvas e Odyssey, com maior atenção e relevância para o braisntorming e o Lean Canvas. Objetivo é exercitar um sentimento empreendedor.
Trabalho com até quatro equipes, na esquerda de cada time há um bom espaço para um brainstorming sobre negócios que mesclam um viés tradicional produtivo agro e outro viés mais pegado, usando de tecnologia, parcerias e uso intensivo de tecnologia para gerar um negócio escalável.
É um jogo para diferentes níveis, para ensinar o BeABa da ideação e modelagem, até algo mais pegado com organizações exponenciais e Growth Hacking no planejamento. Em qualquer nível, não há críticas, mas contribuições, deixe e é bom saírem da caixa, ideias e propostas grandiloquentes …
É só baixar o arquivo RTB e fazer upload dele no Miro. A seguir o link, uma imagem e as instruções:
Arquivo RTB – https://drive.google.com/file/d/1Ao7OgprNejx_Pja2vZz2XoZar4K0soK0/view?usp=sharing

“Um jovem universitário herdou um sítio de dois hectares em meio ao cinturão verde de Porto Alegre. O perfil do jovem é empreendedor, conhece um tanto sobre sustentabilidade e tecnologia no campo. O sítio possui uma sede espaçosa, arborisada, boa infraestrtura, alguma produção, possui 5 vacas, galinheiro, canteiros de hortaliças (alface, cenoura, tomates, etc) e árvores frutíferas (bergamotas, figos, laranjas, …).“
DESAFIO: Fazer pesquisa desk e braisntorming sobre o que poderiam fazer para iniciar um negócio com potencial de escalar. Como transformar esta oportunidade em negócio seguindo abordagens do Design Thinking, Lean Startup, Agile, Growth Hacking e organizações exponenciais.
O foco é dar liberdade para gerar ideias e hipóteses, como as validá-las e implementá-las. A dinâmica foi inspirada em mais de uma dezena de Startup Dojos que fizemos nos TecnoTalks entre 2012 e 2014. Na época dividiamos em grupos de cinco, brainstorming, Business Model Canvas e plano de ação/primeiros passos.
O objetivo é desenvolver a criatividade, inovação, empreendedorismo … usando sua imaginação e perspicácia a partir de uma folha em branco.
- Talvez estabelecer um modelo viável de produção tecnológica, validá-lo e oferecer franquias;
- Trabalhar horti-frutis e criar uma rede de entrega direta na cidade em grandes condomínios;
- Cooperativas sempre são uma opção aos pequenos para unirem-se e gerar melhores resultados;
- Usar da internet para gerar negócio a partir da comunicação com outros produtores familiares;
- Talvez “reduzir” ofertas de hotéis fazendas, como café da manhã e interagir com o campo;
- Diz aí, o que mais vem a sua mente?
A proposta é uma ideação usando algo como um Crazy Eight, um debate para seleção das melhores, a construção de um Lean Canvas e um Odyssey Plan. Estes conceitos e modelos podem ser previamente apresentados ou trabalhados de forma lúdica, primeiro a prática para depois introduzir teorias.

CONCLUSÃO
Fico a disposição caso não fique claro algum ponto, para fazer o upload de um arquivo de backup do Miro é só clicar na última opção da lista de projetos do seu Miro … Boa sorte!

Muito mais jogos em – https://jorgeaudy.com/jogos360/