Tenho um Miro com o Startup Quest para aulas de empreendedorismo

Já que estou compartilhando, porque não oferecer este aqui também – Startup Quest! É um modelo que materializa a combinação instanciado e evoluído gradualmente pelo mercado em um formato bem didático para alunos e jovens empreendedores. O cerne é uma espiral crescente, com abordagens recorrentes.

O Startup Quest é um modelo que sintetiza e tenta transcender o modelo de combinação já conhecido de todos – Design Thinking, Lean Startup, Agile e GRowth Hacking. No Quest havia o objetivo de materializar uma jornada com uma espiral, sujeita a pivots e recomeços (paraquedista presente no modelo).

Eu uso este quadro como um mural em aulas sobre inovação e empreendedorismo, tanto para startups, empresas ou grandes corporações. Ao apresentá-lo, faço um bom overview, para então pedir que eles em grupos debatam quais os pontos que mais lhe chamaram a atenção para debates.

O link para quem quiser subir ele no seu MIRO é – https://drive.google.com/file/d/10JIv1x1z3nVxGCwYK3vcnoIH4tY9xcKj/view?usp=sharing

Temos nele nove temas gerais que debatem diferentes quesitos caros ao desenvolvimento de uma ideia, produto ou negócio – Inspiração, conexões, abordagem, pessoas, modelagem, testes, plano, projeto e experiência. Cada um deles possui seis tópicos, que podem ampliar-se ainda mais ao mergulharmos.

Esta proposta nasceu de minha participação em conversas com alunos e jovens que me chamam para conversar sobre suas ideias e startups, produtos e negócios. Muito frequentemente há uma grande confusão sobre o modelo de combinação como se fosse um passo-a-passo ou mesmo o que é de fato MVP, MMP, Releases.

Reconheço que cada Miro compartilhado é um formato, a cada nova edição eu vou mudando um pouco, variando, tentando diferentes abordagens, inversões, desafios, etc. Mas cada um pode fazer o mesmo, lembrem de me contar, de dar um feedback, mas cada um tem uma realidade e pode ajustar e melhorar.

Se me der feedback, posso incorporar ao modelo e assim mantê-lo vivo e evolutivo, não pelas minhas experiências, mas de vários protagonistas … seria um prazer! O modelo atual já é o resultado de várias pequenas contribuições que o fizeram manter-se em movimento desde sua proposta até aqui –

Outros links legais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s