Flight Levels – Klaus Leopold

Embora os níveis de vôo tenham surgido através do trabalho do Klaus com Kanban, é um modelo de propósito geral para desenvolvimento organizacional. Pense nas organizações em três perspectivas, logo, é possível focar no níveis 3 da direção estratégica ou no nível 2 de coordenação, enquanto o nível de equipe já trabalha princípios e (qualquer) método ágil.

O Flight Levels desafia que não importa qual método é usado nos níveis individuais, mas sim como a comunicação e coordenação entre os níveis serão organizadas. Se você puder fazer melhorias na coordenação e estratégia, toda a criação de valor começará a ser otimizada – e esse é, em última análise, ao que o modelo se propõe a ajudar.

O nível está relacionado à altitude de voo, afinal, quanto mais alto voarmos, veremos mais com menos detalhes. Quanto mais baixo você voa, mais detalhes podem ser vistos, mas não vemos a paisagem inteira. O modelo Flight Level é um instrumento de comunicação que revela oportunidades em três diferentes níveis.

Klaus Leopold é cientista da computação, um dos pioneiros no método Kanban, propôs o modelo Flight Levels a partir de sua experiência como consultor em grandes empresas. Ele é autor do Rethinking Agile, Practical Kanban e co-autor do Kanban Change Leadership. É cofundador da Flight Levels Academy e compartilha seus conhecimentos em seu blog www.LEANability.com.

Klaus propõe aplicar as boas práticas de Kanban do David Anderson nos níveis de estratégia no portfólio de iniciativas, no de coordenação inter-equipes, tanto quanto já usamos no nível de execução pelas equipes, independentemente do método ágil aplicado … posto que todos eles se utilizam destes princípios em sua gestão visual de fluxo.

Ele parte de um princípios que me lembra Druker: “não há nada mais ineficiente do que fazer eficientemente algo que não deveria ter sido feito” (Druker). As empresas vinham se empenhando muito que times ágeis construam o melhor possível e de forma antecipada valor ao cliente, ele afirma que isto não garante valor, garante apenas eficiência.

É preciso aplicar gestão de fluxo, limitar o trabalho em progresso, deixar políticas explícitas, não só no nível de histórias e tarefas, mas desde o nível estratégico em seu funil de iniciativas e portfólio, para avaliação, priorização e balanceamento, tanto quanto no nível tático, para coordenação e orquestração de diferentes times de forma mais otimizada.

Flight Levels: Identificando oportunidades de melhoria em todos os níveis  organizacionais - Invillia Insights | For Infinite Learners

O vídeo abaixo é uma das mais didáticas explanações que encontrei e na página https://www.agile-academy.com existe a transcrição (o que permite pedir tradução ao Google Translate se preciso). Nele Klaus não só explica o modelo, mas acima disso, conta a história por trás de sua construção … Eu acho didático e muito inspirador!

A tempo, houve um momento, entre 2013 e 2016, quando conheci o Flight Levels, que o Klaus e o Anderson postavam em suas redes uma abordagem com quatro níveis – equipe, coordenação, fluxo de valor e estratégia. Mas logo em seguida estabilizou-se nos três níveis conhecidos até hoje – apenas equipes, coordenação e estratégia!

Imagem

Reflexão relacionada

Em 2020 tive a oportunidade de compartilhar diferentes modelos em escala, propôr e depois facilitar um grupo para a construção de um modelo orgânico de orquestração entre os níveis estratégico, tático, times e arquitetura. O modelo Flight Level foi uma das fontes de inspiração. O resultado me orgulhou muito!

Quando realizamos este tipo de evento, o grande e maior objetivo é ampliar os horizontes de todos ao gerarmos um grande alinhamento de modelos e perspectivas. Ao mesmo tempo, fazer emergir aquilo que ficou pelo caminho, percebermos o quanto todos nós nos deixamos levar pelo dia a dia, por dissonância cognitiva, entre causa e efeito.

De toda forma, todo e qualquer modelo atual busca sim linkar estratégia, coordenação e operação, eis o mote dos modelos em escala, da agilidade organizacional, de cada método ágil a partir dos princípios ágeis … mesmo que cada um venha a afirmar que só ele pensa e propõe algo que vai fazer a diferença … mas sempre considere aprender com cada um.

What are Flight Levels and its 5 activities? | K21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s