Explicando a Daily Tracking

Alguns agilistas acham que artefatos adicionais são uma heresia, mas eu acho que é pura agilidade, cada equipe encontrando os meios necessários e ao seu alcance para apoiá-los na quebra de hábitos antigos, na mudança de seu modelo mental, até então muito hierarquizado e centralizado.

Importante salientar que nossas equipes são pequenas, e que extras acontecem, ausências também, eventuais reuniões em outras unidades, trabalhando naquilo que foi estimado no Planning, mas também na manutenção de sistemas legados, com ocorrências imprevistas e urgências em produção ou comerciais.

Mecanismos selecionados ou aceitos pela equipe, em apoio a sua caminhada a um novo modelo mental e a um processo melhor de trabalho sempre são bem-vindos. Estamos testando algumas variações no apoio ao registro do trabalho de cada integrante da equipe, de forma distribuida e colaborativa:

>>> A alguns meses iniciamos uma Daily Tracking Geral, para manter registro do que esta pegando nas dailys, algo que facilitou a visibilidade de ausências, férias, principais atividades de cada um e exceções do dia-a-dia.

Várias equipes integraram este tracking a sua daily, ajudando na visibilidade extra e algum registro dos relatos, mas não ajudou e não resolveu a dificuldade na apropriação integral dos tempos nos PostIt’s e no registro de algumas tarefas extras de manutenção, em equipes pequenas.

O colega Marlon Bifano incrementou as “setas”, simbolizando o que já fez desde a última daily, o que ainda esta fazendo e o que pretende iniciar logo em seguida, antes da próxima daily. O preenchimento é taquigráfico, basicamente é o número da User Story ou Tarefa e se necessário uma palavra ou observação.

Importante, adotei um “contador” escrito em canetão junto ao quadro, assim, TODOS os postits possuem um número. Os postIts vindos do Planning (azuis) tem o número da User Story, mas os Extras (PostIts amarelos) usam o contador. Também é bom destacar a curiosidade de que os nossos PostIts tem espaço identificado para as duas semanas (10 dias úteis) de trabalho.

>>> Nesta semana, introduzimos uma Daily Tracking Individual, em que cada integrante passou a ter uma folha (tipo um Risk & Rabisk) com a grade de dias do Sprint sob seu teclado, apropriando nele as informações cotidianas que facilitarão a apropriação e não esquecimento de todos os extras trabalhados.

Após um reunião em que fizemos um pacto para melhorar a apropriação, o controle de extras e tempos de atendimento, montamos um “Risk & Rabisk” para ficar embaixo do teclado de cada um, de forma que em separado possam manter registro daquilo que irão apropriar nos PostIts e relatar na Daily, ocorrências, desvios, repriorizações,

Estamos ainda experimentando, ainda precisamos aprender a ter mais confiança nos números e no auto-conhecimento sobre o realizado, no início começamos a usar os diagramas de story tracking e lead time do Kanban, entretanto nos demos conta que antes precisamos aprender a ser mais realistas, mas tem que ser sem imposição, sem comando-controle, cada um tem que fazer a sua parte.

A tempo, se quiser ler mais sobre a origem da idéia da Daily Tracking pelas minhas equipes de desenvolvimento e uma gerencial, clique nos links abaixo :
https://jorgekotickaudy.wordpress.com/2012/03/07/daily-tracking/
https://jorgekotickaudy.wordpress.com/2012/03/17/quadro-e-daily-tracking-gerencial/

Estamos na estrada, tentando, “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” Mahatma Gandhi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s