Explicando a Daily Tracking

Alguns agilistas acham que artefatos adicionais são uma heresia, mas eu acho que é pura agilidade, cada equipe encontrando os meios necessários e ao seu alcance para apoiá-los na quebra de hábitos antigos, na mudança de seu modelo mental, até então muito hierarquizado e centralizado.

Importante salientar que nossas equipes são pequenas, e que extras acontecem, ausências também, eventuais reuniões em outras unidades, trabalhando naquilo que foi estimado no Planning, mas também na manutenção de sistemas legados, com ocorrências imprevistas e urgências em produção ou comerciais.

Mecanismos selecionados ou aceitos pela equipe, em apoio a sua caminhada a um novo modelo mental e a um processo melhor de trabalho sempre são bem-vindos. Estamos testando algumas variações no apoio ao registro do trabalho de cada integrante da equipe, de forma distribuida e colaborativa:

>>> A alguns meses iniciamos uma Daily Tracking Geral, para manter registro do que esta pegando nas dailys, algo que facilitou a visibilidade de ausências, férias, principais atividades de cada um e exceções do dia-a-dia.

Várias equipes integraram este tracking a sua daily, ajudando na visibilidade extra e algum registro dos relatos, mas não ajudou e não resolveu a dificuldade na apropriação integral dos tempos nos PostIt’s e no registro de algumas tarefas extras de manutenção, em equipes pequenas.

O colega Marlon Bifano incrementou as “setas”, simbolizando o que já fez desde a última daily, o que ainda esta fazendo e o que pretende iniciar logo em seguida, antes da próxima daily. O preenchimento é taquigráfico, basicamente é o número da User Story ou Tarefa e se necessário uma palavra ou observação.

Importante, adotei um “contador” escrito em canetão junto ao quadro, assim, TODOS os postits possuem um número. Os postIts vindos do Planning (azuis) tem o número da User Story, mas os Extras (PostIts amarelos) usam o contador. Também é bom destacar a curiosidade de que os nossos PostIts tem espaço identificado para as duas semanas (10 dias úteis) de trabalho.

>>> Nesta semana, introduzimos uma Daily Tracking Individual, em que cada integrante passou a ter uma folha (tipo um Risk & Rabisk) com a grade de dias do Sprint sob seu teclado, apropriando nele as informações cotidianas que facilitarão a apropriação e não esquecimento de todos os extras trabalhados.

Após um reunião em que fizemos um pacto para melhorar a apropriação, o controle de extras e tempos de atendimento, montamos um “Risk & Rabisk” para ficar embaixo do teclado de cada um, de forma que em separado possam manter registro daquilo que irão apropriar nos PostIts e relatar na Daily, ocorrências, desvios, repriorizações,

Estamos ainda experimentando, ainda precisamos aprender a ter mais confiança nos números e no auto-conhecimento sobre o realizado, no início começamos a usar os diagramas de story tracking e lead time do Kanban, entretanto nos demos conta que antes precisamos aprender a ser mais realistas, mas tem que ser sem imposição, sem comando-controle, cada um tem que fazer a sua parte.

A tempo, se quiser ler mais sobre a origem da idéia da Daily Tracking pelas minhas equipes de desenvolvimento e uma gerencial, clique nos links abaixo :
https://jorgekotickaudy.wordpress.com/2012/03/07/daily-tracking/
https://jorgekotickaudy.wordpress.com/2012/03/17/quadro-e-daily-tracking-gerencial/

Estamos na estrada, tentando, “Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” Mahatma Gandhi

Um comentário sobre “Explicando a Daily Tracking

  1. Pingback: Um ano e meio de blog – Obrigado galera! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s