O último Canvas de 2013 tem que ser um especial para 2014

Leia até o fim e divirta-se com um planejamento diferente, agilidade não é só no trabalho, é para a vida, pois integração, interação e iterações mantêm nossos olhos naquilo que vale a pena … se topar a brincadeira, posta aqui comentários, privilégio saber quem fez e como foi. Solte-se, curta este divertido desafio:

Já estamos na prorrogação de 2013, o ano já acabou, mas a última semana nos inspira a fazermos uma retrospectiva do que aconteceu, buscar as muitas lições aprendidas sobre nós mesmos e sobre a vida, sobre nossos sonhos e planos, um rito de passagem que renova e ilumina aqueles que sabem onde querem ir:

Alice_e_o_gato

O ser humano é rico em simbolismos, a vida é muito longa para ser um imenso projeto Waterfall, precisamos dividi-lo em Releases anuais, além de dezenas de momentos transformados em ritos de passagens nos quais somos incitados a iniciar e encerrar Sprints, evitar que entremos no piloto automático.

Afinal, qual o seu sonho? Você tem um, né? Onde você quer estar no final de 2014 e além? Qual o seu plano para tornar seus sonhos uma realidade? Você está no time dos que tinham sonhos e que com o passar dos anos acabou se acomodando? Ainda tem aquele brilho nos olhos ou é do time dos resignados? Você prefere ter sonhos e planos ou “deixar a vida lhe levar!”.

As perguntas acima valem para o plano pessoal e profissional, como agilista eu proponho uma dinâmica que pode fazer sozinho, com seu par, com seus filhos se os tiver … faça um Mapping pessoal para 2014, cole uma folha de flipchart na parede e coloque sem medo seus sonhos, necessidades, metas, riscos, …

O que estou propondo é aplicarmos para nossa vida alguns privilégios que as vezes só proporcionamos aos projetos no trabalho … materialize na sua sala junto a árvore de Natal um Canvas com o eixo X dos meses de 2014 e um eixo Y com uma escala crescente de valor, relevância ou prioridade.

20131221_131456

É para ser divertido, se os demais não entrarem ou não entenderem, explique, se mesmo assim não quiserem fazer … faça você, crie milestones, gere expectativas e desafios para 2014, fale para os outros, use a memória oral/auditiva, visual e motora. Eu acredito no valor e curto muito fazer e apresentar BMC e Mappings no trabalho, acho que minha vida pessoal também merece um \o/

Coloque metas, objetivos, tem gente que critica os call centers por eles estarem permanentemente no gerúndio, mas faz o mesmo para uma porção de coisas em suas vidas … saia do gerúndio (indefinido e dependente) e defina datas-marcos, explicite em um canvas, minhas convicções indicam que os resultados deveriam ser melhores 😉

Se você faz User Story Mapping com seus clientes, porque sua família não merece? Casado ou não, uma oportunidade de brincar de planejamento com quem você ama ou com quem lhe quer bem. Compre postits coloridos, defina cores para a família e para cada um de seus integrantes ou quem sabe cores para profissional, escolar, pessoal e familiar, vá além e use avatares para cada um.

Mostre a sua família o valor daquilo que pratica no trabalho, auto-organização, auto-conhecimento, maior interação entre todos os envolvidos, gestão visual, metas desafiadoras, trabalho em equipe, … pode ser que seu filho ou sobrinhos lhe surpreendam, se forem escoteiros, provavelmente lhe surpreenderão o/

Para deixar mais divertido para as crianças busque Avatares na web, tem de todo tipo – Guerra nas estrelas, Shrek, Zé Colméia, filme Avatar, tem de tudo:
avatares

Pense bem, 2013 já foi, instigue-se para que 2014 seja um ano de desafios, que com trabalho e dedicação você possa validar seus sonhos, junto a quem você gosta e em algo que valha a pena. Afinal, devemos trabalhar por nossos sonhos!

Outros posts:
Ano novo nascendo, boa hora para empreender!
O que é o Manifesto e métodos ágeis? (Baguete)
Melhor métodos ágeis ou não ágeis? (Baguete)
Um dia chegaremos a pós-agilidade (Baguete)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s