Tecnotalks de Abril/2014 – Gamification e Gamestorming

Uma receita de sucesso: Dois temas instigantes e complementares, palestrantes de conhecimento diferenciado e prático sobre o assunto, com perfis diferentes e a soma disso tudo gerou um evento memorável. Uma sequência em que as coisas foram se encaixando e fluindo, com um feedback sensacional da galera, com mais de 65 participantes, a maioria em seu primeiro TecnoTalks e que atuam em empresas de Porto Alegre, fora do TecnoPUC … cada vez mais curioso isso! O feedback sempre é ótimo, mas a cada evento sempre a maioria vem pela primeira vez, o que é um comportamento muito misterioso.

Atenção: Este foi o primeiro evento em que transmitimos via HangOut, aprendemos algumas coisas e nos próximos vamos melhorar este quesito… e fiquem ligados no grupo do TecnoTalks no Face, nos próximos dias a galera da RockHead vai compartilhar o PPT, dicas das duas palestras e informações.

As boas-vindas foram dadas pela Prof Ionara do NAGI, o Christian Likawka apresentou o site de P&R com um sistema de votação para então iniciar as palestras com o Felipe Cabral com os colegas do Estaleiro e Casa Liberdade, seguido da palestra do Christian Likawka e Fernando D’Andrea da RockHead, ilustrado pelo case da SICREDI por um sistema gamificado de indicações feito pela RockHead e fechando com um exemplo prático proporcionado pelo Christian e Fernando e encerrando com duas dinâmicas com o Felipe.

A primeira palestra foi puxada pelo Felipe e teve um tom em que a palavra ‘informalidade’ ou ‘improviso’ não são suficientemente enfáticas para descrevê-la. Um bate-papo casual sobre vivências, teoria e prática, citações de livros, vídeos de TED, tudo isso com um storytelling que confundia gamestorming e a própria história deles, da Casa e do Estaleiro Liberdade em meio a dicas, convites, vivências e aprendizado vicário.

felipe cabral-1

A segunda palestra teve dois momento, uma apresentação super didática feita pelo Fernando D’Andrea, com um PPT detalhado, com teoria, embasamento, exemplos de games, autores, conceitos, fundamentos, uma aula sobre o tema. Uma parte falando de Gamification propriamente dito e outra de Game Design em que chamou a atenção para técnicas para obter do participante o maior engajamento, a entrada em estado de fluxo, desafios, premiação e muito mais.

rockhead-1

A terceira parte da noite iniciou com o Christian puxando as perguntas lançadas pela audiência no site, a votação também via site com prêmios cedidos pela RockHead. Para cada pergunta lida, um ou mais dos palestrantes da noite apresentavam uma resposta. E para fechar, dois games aplicados pela galera do Estaleiro, um de energização e o outro semelhante a um World Café em que se debateu em grupos de 6 pessoas como aplicar estes novos conhecimentos em sua empresa, com um giro para compartilhamento inter-grupos.

gamestorming-1

world-cafe

A comissão de organização teve dois momentos, pois apesar do início contar com mais de 10 participantes, com a necessidade de postergar e reagendar devido a conflitos de agenda acabou sendo puxada com a parceria do Max Lannes, Diego Maffaziolli, Christian Likawka, Fernando D’Andrea e Felipe Cabral. A origem do tema e provocação foi feita pelo Gabriel Soares, que aos poucos foi se desenvolvendo, trocando de planos e mãos até desembocar no evento desta noite, no velho estilo TecnoTalks de ser \o/

comissão

Uma possibilidade para o próximo Tecnotalks em Maio, em que houve uma convergência de interessados é um mix entre Design Thinking e Service Thinking … quem viver verá! 🙂

Nota: Tivemos dois tipos de colaborações legais, doações de chocolatinhos, balas, bombons, pirulitos e etc para serem encaminhados a ONG AmigosAnjos em prol da campanha de Páscoa que ocorrerá neste final de semana na Ilha Grande dos Marinheiros e sugestões para os próximos eventos:

contribuições

As sugestões indicavam temas futuros diversos, além de Design e Service Thinking, como Design/UX, Mineração de dados nas redes sociais, Testes funcionais e IOS, Java 8 e Big Data.

 Links relacionados:

2 comentários sobre “Tecnotalks de Abril/2014 – Gamification e Gamestorming

  1. Pingback: TECNOTALKS completa dia 18/07 dois anos – Vem comemorar com a gente! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: Resumo de quatro anos e meio de TecnoTalks | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s