Vale a pena dar uma olhada nas pesquisas disponíveis no link da AmbiSoft, empresa do Scott Ambler, consultor canadense conhecido internacionalmente por sua atuação na comunidade ágil, com livros, palestras e consultorias.
A cada ano a AmbiSoft realiza algumas pesquisas e as disponibiliza em seu site, são várias pesquisas quantitativas e qualitativas, algumas bem interessantes, como adoção, cultura ágil, qualidade – http://www.ambysoft.com/surveys
Na última pesquisa de 2014, por exemplo, há uma informação muito interessante sobre adoção de boas práticas de gestão ágil, como sendo um passo considerado de baixa dificuldade, para logo após classificá-lo como o segundo tópico mais importante a ser endereçado durante uma adoção ágil:

Outro exemplo é um estudo sobre percepções relativas a testes de aceitação e TDD de 2014. São sempre pequenas pesquisas, provavelmente motivadas pelo trabalho de dele como consultor, mas não dá para deixar de elogiar por compartilhar na rede sua análise e conclusões … muito legal!

Um estudo sobre projetos escalados, distribuídos, quebrando o mito de que Agile é somente para projetos pequenos. Ambler informa que a pesquisa completa foi publicada em DrDobbs.com com o título de Desenvolvimento de Software é muito difícil, mesmo para aqueles que sabem que é difícil!

Quanto de sucesso são os projetos entregues por equipes de desenvolvimento de software e o quanto são entregues com qualidade, valor, ROI e prazo. Vale a pena atualizar as estatísticas de resultados em diferentes paradigmas:

Compartilhamento de conhecimento sempre merece nota, precisa ser valorizado, posto que muitas empresas e consultores ainda acreditam em meias palavras, protegendo seu conhecimento, retendo informações. Empresas como a Ambysoft e Thoughtworks merecem ter suas iniciativas divulgadas, inspirando outras a fazerem o mesmo \o/

Kotick, eu não entendi a diferença entre Agile, Lean e Interactive. Consegue desenvolver isso um pouco, ou me indicar fontes para ler, por favor?
CurtirCurtir