Jogo do quadrante mágico

Criei este jogo para um exercício coletivo de autodiagnóstico sobre os 12 princípios ágeis, o quanto acreditamos em cada um deles e o quanto os executamos. É uma análise que pode gerar dados ilustrativos das diferentes percepções entre os profissionais envolvidos, estabelecendo um debate instigante sobre a crença de cada um e de que forma veem seu cotidiano, colegas e inter-equipes.

Um eixo cartesiano com quatro quadrantes iguais inspirado no quadrante mágico do Gartner, tendo em X a crença e em Y a execução. Assim, ao citar princípios ou boas práticas é possível colar o post-its no tanto que as pessoas acreditam e o quanto executam ou veem acontecer no seu dia-a-dia. Com frequência, percebemos ao final que acreditamos mais do que fazemos:

  • Separe o grupo em equipes de três, no máximo cinco pessoas;
  • Dê uma folha A2 com os quadrantes marcados a cada equipe;
  • Disponibilize post-its com as frases ou keywords;
  • Coordene, liberando uma frase por vez para debate;
  • Dê alguns minutos para que discutam e posicionem-se;
  • Importante que eles entendam o significado dos eixos.

Por exemplo, a frase “em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo”. Coloque tão mais a direita quanto acredita em seu significado, colocando mais para cima tanto quanto vê isso ser praticado no seu time ou contexto.

S011002438_1509041540000_00004-p

As frases devem ser adequadas ao momento ou ao tema de interesse, já apliquei entre escoteiros com a lei e promessa, em equipes ágeis usando os artigos e princípios ágeis do manifesto, também podemos usar a missão, visão e valores da empresa, fossemos um time de futebol e poderiam ser fundamentos.

Uma dinâmica excepcional quando usada em um aquecimento para uma retrospectiva ou reunião de lições aprendidas, Com as frases e situações certas, serão gerados bons debates e principalmente o entendimento de que, com frequência, não somos transparentes e realistas.

Este exercício pode ser realizado em pequenos grupos, colando o resultado um ao lado do outro, comparando-se os diferentes quadros ao final ou a partir deles consolidando um único quadro para todos, proporcionando um debate final sobre o porque das variações mais intensas entre um e outro.

4 comentários sobre “Jogo do quadrante mágico

  1. Pingback: Livro JOGOS 360º já está disponível | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s