Um jogo para demonstrar a diferença de sistemas empurrados em cascata para sistemas puxados em métodos ágeis. Só o que precisamos é ter 20 moedas iguais, de qualquer valor ou origem, época ou material, um joguinho quebra-gelo divertido, com adrenalina e que passa o recado, simples e eficiente.
Cada moeda simboliza uma tarefa, materializada na ação de virar ela com a face de cara para cima ou coroa para cima. Cada time tem cinco pessoas, um facilitador e quatro executores. O facilitador inicia colocando as moedas no centro da mesa e marcando o tempo desde a primeira moeda virada até a última:
1. Modelo CASCATA – O primeiro integrante do time vira todas as moedas com a cara para cima. Após as 20 moedas estarem com a cara para cima, o segundo desvira todos para a coroa, depois o terceiro vira para cara e o quarto para coroa.
2. Modelo ITERATIVO – O primeiro integrante do time vira uma moeda com a face de cara para cima, passando ela para o segundo que a desvira e assim por diante. Para cada moeda virada pelo primeiro desencadeia a sequencia dela, encerrando o tempo quando a última chegar ao quarto integrante.
3. Modelo ITERATIVO-INCREMENTAL ÁGIL – O facilitador coloca todas as moedas no centro da mesa e todos pegam uma moeda, passando ao colega a direita, que ao passar por todos, são separadas no centro e mais cinco são pegas e “processadas”, depois uma terceira e quarta rodada, encerrando o tempo.
PRINCÍPIOS: Sistemas puxados x empurrados, projetos waterfall x ágeis, eliminação de desperdícios, foco em valor.
DICA: O facilitador precisará de um cronômetro e deve fazer uma boa reflexão e expectativas a cada novo modelo.