É um quebra-gelo onde se tem muita adrenalina e dinamismo, tudo o que um quebra-gelo precisa para esquecer a mesa, o telefone e o cotidiano. Um jogo para ser jogado ao ar livre, em um gramado ou talvez sob a sombra de uma árvore. Pura energização, uma boa forma de começar um treinamento ou evento restrito a poucos participantes, em torno de 10 a 15.
Um clássico escoteiro, também conhecido como cometa e sistema solar. Forma-se um círculo e, de mãos dadas, a galera não pode mais se soltar ao se mover, afora fazer girar o círculo correndo de lado, à direita ou esquerda, girando-o no sentido horário ou anti-horário. O único solto por fora do círculo é o “micróbio”, que pode correr independente de como o círculo gire, a esquerda ou a direita.
Um jogo em que todos do círculo precisam se coordenar de forma a se moverem sincronamente, em uma velocidade sustentável por todos, trocando de direção quando necessário, em torno da proteção ao “dente” (um dos participantes no círculo) para que o “micróbio” (único avulso) não o alcance correndo por fora. O micróbio não pode forçar para entrar dentro do círculo, somente podendo fazê-lo se o círculo se abrir, quando alguém solta as mãos dos companheiros:
- Até 15 pessoas, em círculo, de mãos dadas;
- Um fica fora do círculo, será o micróbio (com uma touca);
- Um no círculo coloca o jaleco branco e será o dente;
- O micróbio não pode atravessar o círculo;
- Mas se o círculo se desfizer, o micróbio pode passar;
- O círculo deve manter a integridade, sem soltar as mãos;
- Não vale sair correndo, o círculo só pode girar no lugar.
PRINCÍPIOS: Eu aproveito suas características para discutir sistemas puxados, teoria das restrições, cadência e velocidade coletiva acima das individuais. Um jogo para destacar o senso de time, de trabalho em equipe, estratégico, tático e operacional.
DICA: Podemos executar o jogo sem nenhum material, mas eu curto o fundo de cena, então tenho um jaleco branco que ofereço ao integrante do círculo que representará o dente e um gorro, jaleco ou mesmo pantufas de dragão para o micróbio que corre por fora e tem que pegar o dente.