Quadros táticos em um case de adoção ágil

Um exemplo merecedor de atenção, uma empresa de médio porte 100% empenhada em adotar Scrum, Kanban e Lean Office em todas as suas equipes. Treinamentos a colaboradores de desenvolvimento e infra, mas também, RH, financeiro, compras, etc. Diretores, gerentes, supervisores e integrantes de todas as equipes interessados em entender os princípios ágeis e métodos para que possam encontrar o melhor momento para iniciar a experimentação.

A proposta e crença é não haver receita pré-definida para diferentes casos, cada equipe com a responsabilidade de entender e modelar como quer começar, respeitando características de cada uma, projeto, cliente e tecnologia. Sem imposição, ao invés disso muita discussão e modelagem, rodando, a cada retrospectiva ajustando e melhorando. Privilégio estar participando de mais um trabalho de apoio com esta característica e natureza.

Em meio a este quadro absolutamente inspirador, temos não só diferentes áreas como diferentes níveis hierárquicos empenhados em experimentar boas práticas de gestão visual e incentivo a delegação e colaboração na manutenção desta gestão. Assim, já temos quadros estratégicos, táticos e de tarefas, em desenvolvimento, infraestrutura e não TI, em projetos, manutenção e otimização de processos.

#1. Um primeiro exemplo é um quadro de portfólio com marcação mensal de entregas por algumas equipes, inicialmente usando cores ou ícones para identificar os projetos de cada equipe e uma legenda. Releases, pacotes, MVP’s, cada entrega identificada com um postit. A atualização do quadro como portfólio de projetos e suas entregas deve ficar a encargo das próprias equipes, que devem a cada Sprint confirmar a projeção de suas entregas. Esta regra garante que o quadro fique defasado, comum se a sua atualização ficar a encargo de uma pessoa ou área.

portfolio

2. O segundo artefato é uma convicção minha, um Agile Subway Map, estamos desenvolvendo um mapa com todas as técnicas, tecnologias e boas práticas utilizadas pelas equipes de desenvolvimento de software. A ideia é demarcar o processo básico ou essencial e aos poucos incrementá-lo com boas práticas condicionais à características do projeto, cliente, equipe ou plataforma. O primeiro passo já foi dado, agora evoluirá aos poucos, com a ajuda de todos.

subway

3. O terceiro artefato estratégico proporciona um Dashboard metodológico e tecnológico, um mapa em que cada projeto tem apontamento sobre técnicas e boas práticas escolhidas como essenciais ou desejadas. Uma forma de rastrear e entender quais técnicas estão sendo usadas por quem, nem tudo é mapeado, mas tudo o que é importante, especialmente em um período de mudança como a adoção de metodologias ágeis.

dashboard

Para breve, começaremos um segundo mapa, 100% tecnológico, elencando plataformas, linguagens, frameworks, ferramentas, … tecnologias. É uma forma de termos facilmente uma visão de quem está usando o que, facilitando revisão permanente da estratégia em tecnologia aplicada, rastreabilidade e identificação de pontos de contato, oportunidades de treinamento e reciclagem.

O ponto de partida será algo muito parecido ao desenvolvido e publicado recentemente sobre o projeto da Defensoria Pública do Estado do RS, onde tive a oportunidade de facilitar o mapeamento tecnológico realizado pelo arquiteto de soluções Matheus Alagia … imagino aquele trabalho realizado em variadas equipes de plataforma Java que possamos mapear quem usa o que.

Compartilharei outras percepções em um caso realmente singular, como os diferentes quadros Kanbans para equipes de manutenção ou os casos de áreas compostas de Euquipes, Doisquipe e Trêsquipe … em que quadros táticos estão sendo utilizados, bem como para projetos temos quadros de Project Model Canvas, Release Plan, Sprint e retrospectiva. Papo para outros posts o/

 

2 comentários sobre “Quadros táticos em um case de adoção ágil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s