Você é a média das 5 pessoas com quem mais interage

Em um almoço com o Gustavo Reis e sua irmã, conheci uma citação que com certeza vou replicar e usar sempre que falar de carreira, auto-organização e desenvolvimento humano, nessas paradas nossas alinhadas a princípios ágeis. Tem frases que por si mesmas equivalem a um livro em conteúdo, saca só:

“Você é a média daquelas cinco pessoas com quem passa mais tempo” – Jim Rohn

É um ciclo virtuoso, importante perceber quem são as pessoas que influenciarão nas suas atitudes cotidianas, mas tanto quanto é importante você ter a responsabilidade de que é uma das cinco pessoas de outros tantos … Isso é uma grande responsabilidade, seja do bem e ético, seja colaborativo e feliz, dedique tempo certo, nem mais nem menos, para ser um bom profissional, seja exemplo.

SocialMediaPeople_banner

Relatividade

Minha interpretação é que NÃO é só uma questão de passar mais tempo, mas também intensidade, inspiração, impacto, podemos ter pouco contato, mas mesmo assim são pessoas que nos motivam a sermos melhores. Assim como o número 5 é simbólico, afinal quantos são e quem são seus gurus, seus bruchos? Quem te recarrega, te energiza, te faz ir além, inspira e relembra seus sonhos?

Equilíbrio

É claro que é bom ter iguais entre estes cinco, se você é uma pessoa inovadora e empreendedora, essencial buscar retroalimentação com outras pessoas inovadoras, mas é bom ter um fio terra. A unanimidade sempre é burra, busque ter diferentes skills, inspire-se na variedade de perfis, conhecimentos e habilidades.

Segundo Jim Rohn: “não há truque maior na história, para sair de onde você está hoje e chegar aonde quer estar, do que escolher as pessoas certas para ter ao seu lado”. Pense nisso: com quem você tem estado, se aconselhado, espelhado, aprendido, trocado percepções e conhecimentos, quem você mantém ao seu lado.

Uma rede infinita

Se você é a média de cinco, você será um dos cinco que dezenas de pessoas serão a média, é um sistema em rede onde cada um de nós influencia e é influenciado. Se você quer crescer, também será motivador do crescimento de outros.

Acima de tudo, cuidado em não ser influenciado, mas influenciar aqueles que o cercam e que estão frequentemente de mau humor ou pessimistas, reclamando da vida, … Inspire-os a ver também o meio copo cheio, a tentar mudar aquilo que está ruim, pois é mais importante ser agente de mudança positiva que aquilo que alguns chamam de realista, mas que na prática representa serem resmungões.

Estudos de casos

“Em 1898, Norman Triplett fez um estudo com um grupo de ciclistas para medir seus tempos numa corrida em grupo e individualmente. Assim descobriu que os ciclistas em grupo pedalavam mais rápido. E o estudo foi repetido em todos os domínios desde então, e o resultado foi o mesmo: as pessoas ao seu redor contam, e o ambiente é tudo.”

7 comentários sobre “Você é a média das 5 pessoas com quem mais interage

  1. Essa frase me lembrou do algoritmo de seleção da mediana das medianas. Usar 5 números a cada iteração sempre foi uma boa opção. 🙂

    • Valeu aí a parceria … quando o Gustavo falou a frase do Rohn eu fiquei chocado como não tinha lido ou ouvido isso antes … tudo a ver com GU’s, CoP’s, Agile, … companheiros de viagem \o/

  2. Pingback: Já ouviu falar em carreira Proteana? Mais atual que nunca! | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s