Jogo da Varinha anti-gravidade

Um jogo rápido e que passa o recado sobre confiança, curva de aprendizado, curva de Tuckman. O jogo acontece ao redor de uma varinha comprida (eu uso uma haste fininha do topo de uma taquara), que desafiará a gravidade e ao invés de descer conforme desejado, sobe até que lições sejam aprendidas.

O segredo é estabelecer a confiança entre todos do, ou seja, a ponta do dedo não pode deixar de tocar a varinha e se deixar o próprio e os colegas devem acusar-se, mesmo assim, o facilitador fica de olho, o que pode proporcionar o debate sobre transparência, assumir adversidades e resolvê-las ao invés de ocultá-las.

A vara precisa ser longa e fina, batizada de “Varinha anti-gravidade”. Disponha a equipe dos dois lados da varinha, de forma que fiquem as mãos alternadas de um e outro lado. Cada participante deve colocar seu dedo indicador na parte inferior da varinha, de forma que ela fique apoiada nele.

Assim que todos estiverem nivelados e a varinha estiver apoiada em todos, NÃO é mais permitido que um dedo perca contato com a varinha enquanto descem até o chão. Se um dedo descolar da varinha, o jogo deve recomeçar. A ansiedade em não descolar da varinha faz com que a varinha suba ao invés de descer, cada um tentando não perder o contato, pressionando a varinha para cima.

PRINCÍPIOS: Demora algum tempo para todos perderem a ansiedade, fazerem combinações e confiarem uns nos outros que a varinha de fato descerá de forma cadenciada e ninguém perderá contato.

DICA: Achei uma menção a este jogo na web relatando a possibilidade de usar no lugar da varinha um balão comprido, aqueles que parecem uma linguiça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s