Um jogo rápido e que passa o recado sobre confiança, curva de aprendizado, curva de Tuckman. O jogo acontece ao redor de uma varinha comprida (eu uso uma haste fininha do topo de uma taquara), que desafiará a gravidade e ao invés de descer conforme desejado, sobe até que lições sejam aprendidas.
O segredo é estabelecer a confiança entre todos do, ou seja, a ponta do dedo não pode deixar de tocar a varinha e se deixar o próprio e os colegas devem acusar-se, mesmo assim, o facilitador fica de olho, o que pode proporcionar o debate sobre transparência, assumir adversidades e resolvê-las ao invés de ocultá-las.
A vara precisa ser longa e fina, batizada de “Varinha anti-gravidade”. Disponha a equipe dos dois lados da varinha, de forma que fiquem as mãos alternadas de um e outro lado. Cada participante deve colocar seu dedo indicador na parte inferior da varinha, de forma que ela fique apoiada nele.
Assim que todos estiverem nivelados e a varinha estiver apoiada em todos, NÃO é mais permitido que um dedo perca contato com a varinha enquanto descem até o chão. Se um dedo descolar da varinha, o jogo deve recomeçar. A ansiedade em não descolar da varinha faz com que a varinha suba ao invés de descer, cada um tentando não perder o contato, pressionando a varinha para cima.
PRINCÍPIOS: Demora algum tempo para todos perderem a ansiedade, fazerem combinações e confiarem uns nos outros que a varinha de fato descerá de forma cadenciada e ninguém perderá contato.
DICA: Achei uma menção a este jogo na web relatando a possibilidade de usar no lugar da varinha um balão comprido, aqueles que parecem uma linguiça.