Basicamente trata-se do uso de técnicas típicas de jogos em outros contextos, visando fomentar engajamento, interesse, participação, pertença, conquistas, recompensas, etc. Tudo isso para a geração de um ambiente ou contexto mais lúdico, divertido, engajado, consciente ou inconscientemente.
Agile Thinking e Game Thinking são novos modelos mentais, uma visão holística que nos desafia a sermos mais sustentáveis, Human Thinking afinal, mas mesmo empresas não dispostas a mudar podem sim mitigar suas dificuldades em inovar, superar-se, os dois são relativamente fáceis de adotar.
O Canvas ajuda a modelar a aplicação de mecanismos de jogo visando envolver as pessoas em um contexto que não é um jogo:
http://www.gameonlab.com/downloads/gamification_model_canvas_poster.pdf
- Receitas: Descreva o retorno econômico ou social;
- Jogadores: descreva quem e como são as pessoas;
- Comportamentos: A desenvolver nos jogadores;
- Aesthetics: As respostas emocionais desejáveis;
- Dinâmica: Comportamento em tempo de execução da mecânica que atua sobre o jogador ao longo do tempo;
- Componentes: Elementos ou características do jogo;
- Mecânica: Regras do jogo para criar as dinâmicas;
- Plataformas: Onde implementar a mecânica do jogo;
- Custos: Os principais custos ou investimentos.
O melhor post que encontrei sobre o assunto é do próprio autor – Sérgio Jimenez – https://www.gamasutra.com/blogs/SergioJimenez/20131106/204134/Gamification_Model_Canvas.php
Sei de empresas aqui no TecnoPUC que se utilizam de Gamification para gerar sinergia, com ranking baseado em atividades e desafios que vão acontecendo no transcorrer de cada mês, com participação de todas as suas equipes e premiações de tempos em tempos.
Também conheço cases em que os pontos conquistados por variadas questões e origens, oriundos do próprio trabalho ou excepcionais, divertidas, que valorizam interação, empatia, sinergia entre as diferentes áreas da empresa e geram ao final destaque, visibilidade ou mesmo prêmios reais.
Grande contribuição Audy!
Tem um case muito bacana da aplicação de Gamefication na Mega Sistemas de SP.
Eles usaram para implantar o KCS (metodologia para gestão de conhecimento no suporte ao cliente) e obtiveram resultados muito interessantes.
Links:
* https://www.mega.com.br/imprensa/gamification-uma-nova-forma-para-engajar-colaboradores-1034/
* https://www.mega.com.br/imprensa/mega-e-case-de-sucesso-na-conferencia-expo-hdi-2015-6873/
CurtirCurtir
Muito legal, gamificar o dia-a-dia de uma empresa exige muuuuita crença e persistência em uma cultura com propósito o/
CurtirCurtir