Jogo do KIM Ágil

O Kim é um jogo típico e muito comum entre escoteiros, é um jogo de memória em que os jogadores precisam observar e decorar uma sequência de objetos, cores, sons, odores, táteis, … o mais tradicional observa-se 25 pequenos objetos que alguém mostrar, um a um ou descobrindo-os e após um ou dois minutos cobrindo-os novamente. Após ser apresentado ao que deve-se decorar, tem-se novamente um ou dois minutos para fazer uma lista, um escoteiro especializado deve lembrar de pelo menos 16.

Enfim, é um desafios de memorização, momentaneamente apresentados a uma sequencia de palavras, sons, sabores, cores ou objetos que devem depois serem lembrados, onde aplico uma sequência de três rodadas

Na modalidade básica, utilizo duas caixas, uma com objetos diversos e outra vazia. Uso coisas como um grampeador, uma tesoura, um canetão, um rolo de fita crepe, de tamanhos e formas diversas. Eu incluo coisas inusitadas, como um sabonete, uma escovinha, um boneco, uma bola colorida anti-stress, …

  • Disponha a galera em um círculo ou ferradura;
  • Combine primeiro uma memorização individual;
  • Dê uma folha e caneta a cada integrante.
  • Avise que não podem falar ou anotar até você autorizar;
  • Retire da caixa um objeto por vez e passe para outra;
  • Após irão visualizar em torno de 3 segundos por objeto.

A explicação das rodadas abaixo são para uma atividade de warm up no início de uma retrospectiva, mas se houver um bom quórum, como em um evento, divida em equipes e atribua algumas como waterfall (1ª), waterfall colaborativo (2ª) e Agile (3ª):

1ª rodada: Simulando waterfall e individualismo, peça que todos lembrem os objetos e a sequência, sem discutir nada entre eles, cada um por si;

2ª rodada: Simule novamente waterfall, mas colaborativo, ao final, todos podem discutir e fazer uma lista única para todos, colaborativamente;

3ª rodada: Eles podem falar entre si desde o início, eventualmente podem até mesmo traçar estratégias para maior efetividade.

Os tempos mantém-se, o que muda é a percepção de valor adicional se todos interagirem, trocarem informações, colaborativamente.

PRINCÍPIOS: Colaboração, capital intelectual, argumentação e convergência racional por timeboxe.

DICA: Pode ter um anteparo (cortina, armário) e os objetos serem jogados acima dele, é muito divertido. Se for o caso, é possível usar fichas com desenhos, fotos ou imagens apresentadas uma por vez, como se faz em testes de memorização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s