Conhecendo o Ecossistema Conexo

Esta semana, final de Outubro de 2021, tive o prazer de conhecer presencialmente o espaço Conexo, um hub de inovação criado pelo Grupo Randon com múltiplos objetivos convergentes. Aproximar diferentes players em um ecossistema que promova iniciativas inovadoras, desenvolva pessoas e soluções, gere conexões entre grandes, médios e pequenos.

Em um mundo em transformação, onde empresas se empenham em escrever novas páginas de sua história, o maior investimento não é o espaço físicos, mas nas suas pessoas e em seu ecossistema. Neste quesito, é mais uma iniciativa que acerta em seus investimentos. Um time empático, simpático, jovem e engajado a gerar e incentivar conexões.

Rainforest – Hwang

Em um dos primeiros tópicos do workshop Startup Quest, cito e compartilho a alegoria RainForest do HWang. A luz do Vale do Silício, que a cada minuto oferece o entrechoque entre profissionais visionários, startups e empresas de pequeno, médio e grande porte … gerando uma grande usina de ideias inovadoras e disruptivas.

Diretor de uma empresa de capital de risco no Vale do Silício, Rainforest é um modelo orgânico sob a metáfora de uma floresta tropical – fauna, flora, alimentos, nutrientes – que fomenta a inovação e empreendedorismo, onde também tem predadores e ervas daninhas. Sua proposta é uma reflexão sobre a real força do Vale.

Defendo isso desde 2012 aqui no blog, talks e workshops, o maior benefício de aceleradoras, incubadoras, hubs e parques tecnológicos é a proximidade constante com dezenas ou centenas de diferentes atores, tanto em conexões programadas quanto ao acaso, espontâneas, imprevisíveis, no café, na bancada, no puff, em seus espaço abertos.

Concept of Ba

Nonaka e Konno propuseram o conceito de Ba, baseados na linha filosofica Zen de Nishida, podemos chamar de Ba cada espaço compartilhado para geração de conhecimento, de forma consciente e organizada, uma conversa na hora do intervalo, um café, investido de contexto, visando a troca, podendo ser Físico, Virtual ou Mental

Não esperemos que a formação de um Ba seja algo linear, pode ser formado por mais de uma destas naturezas, o importante no conceito é que teremos um Ba ao constituirmos formal ou informalmente um espaço destinado a criação de conhecimentos, quer coletivo ou mesmo individual.

Ba não é objetivo, é subjetivo, é mindset e valores, não tem hierarquia, orientado ao senso de pertencimento. Não por coincidência, Nonaka é um dos autores do artigo seminal do Scrum, considerado um dos pais da gestão do conhecimento moderna com o Modelo SECI, das teorias das organizações que aprendem, da estruturas ágeis em hipertexto.

Startup Quest

Foram dois workshops de quatro horas cada, compartilhando o modelo Startup Quest e algumas dezenas de provocações que no geral servem como uma espécie de assessment ou sabatina para que cada um de nós se questione o quanto está realmente focado em fazer dar certo seus sonhos e objetivos.

Um modelo inevitavelmente denso, mas ao mesmo tempo provocativo, uma reflexão sobre a real dinâmica dos processos de inovação. É para ser um modelo didático: A esquerda temos 6 (seis) forças motrizes, ao centro um ciclo de 4 (quatro) disciplinas, a direita uma espiral com 7 (sete) etapas evolutivas, passível de Pivots (recomeçar, permitir-se mudar).

A essência do modelo está em uma espiral, onde a cada giro definimos a estratégia mais adequada para aquele momento, a partir do problema que queremos resolver, ideia, modelo, protótipo, produto, … é para ser um modelo que instigue um modelo mental ou abordagem continuada enxuta, o restante é usar o que temos de melhor a disposição.

Http://jorgeaudy.com/startup

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s