Jogo do mochilão

Um jogo que proporciona o exercício da discussão sobre valor e desperdício, prioridade, utilidade versus necessidade, desenvolvendo em cada participante um bom senso de argumentação e negociação de suas percepções na busca de um consenso em equipe. Idealizei este jogo em 2005 em uma atividade escoteira, desde então a reexecutei sobre expedições, viagens espaciais e recentemente sobre boas práticas para desenvolvimento de software.

hpqscan0002

Na inspiração original e exemplo aqui apresentado, usei um acampamento como fundo de cena, com itens como barraca, cantil, travesseiro, panela, repelente, feijão, cadeado e guarda-chuva, mas é possível utilizar outros motes, como um acidente espacial ou uma expedições ao Ártico com ceroulas, lanterna, um galão de 50 litros d’agua. O que você pegaria em um navio prestes a naufragar antes de se atirar ao mar ou em meio a uma floresta tropical.

Cada equipe deve escolher quais são os itens que levariam em sua mochila para passar um final de semana de aventura no meio do mato. Cada item selecionado possui um peso, custo, volume versus um limite que a mochila suporta. Os itens variam desde coisas essenciais como uma pequena lona, cantil de água e um kit para fazer fogo, outros como pacote de massa, arroz e linguiça, e inúteis em um final de semana como feijão, machado e serrote.

  • Divida o grupo em equipes de 2 a no máximo 4 pessoas;
  • Cada equipe recebe um envelope, que será sua mochila;
  • Dentro estão 40 fichas com coisas úteis e inúteis para acampar;
  • Ofereça 3 minutos para deixar só o que vão levar na mochila;
  • No fim, justificam itens escolhidos e deixados para trás;
  • O legal é comparar e entender a utilidade daquilo que escolheram.

Para quem é da área de desenvolvimento de software, você pode apresentar os ítens de um Agile Subway Map com 40 técnicas e boas práticas, dizendo que cada equipe deve escolher no máximo uma dúzia delas. Aproveite e incentive a criação e uso de Agile Subway Maps, com categorias de técnicas exigidas, desejáveis e úteis. Para deixar ainda mais interessante, podemos pedir para que cada equipe não só diga o que fica como qual a prioridade entre elas.

agile-tribes-subway-map

Entre os ítens de testes pode ter testes exploratórios, testes unitários, testes regressão, testes funcionais automatizados, … sobre documentação pode ter histórias do usuário, BDD, regras de negócios, funcionais, interface, cenários de testes, protótipos, assim como matriz RACI, mapa de stakeholders, plano de riscos, radar de riscos, … sobre delivery temos pair programming, code review, TDD, é um jogo muito interessante!

Eu sugiro apresentarem e enfatizarem o uso de um quadrante mágico ou cartesiano de valor e cronologia, focando a discussão sobre se é valor ou não, mas também o que é para já, daqui a pouco e futuro. Lembrando que de nada adianta priorizar algo para o qual não estamos prontos, neste caso a prioridade são os meios para que estejamos prontos o quanto antes.

O segredo e objetivo do jogo não é estar certo e errado, mas exercitar mindset e argumentos, é um exercício lúdico de priorização e planejamento, por exemplo: coding dojos  podem ser um bom primeiro passo para mais adiante começar com TDD, antes introduzindo conhecimento e estabelecendo entendimentos práticos. Bom jogo, se você o aplicar, compartilha por aqui como foi, Ok!

5 comentários sobre “Jogo do mochilão

  1. Pingback: Regras gerais sobre Team Building Games | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  2. Pingback: JOGOS 360° – Um guia de jogos para facilitadores | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  3. Pingback: Você quer comprar meu novo livro – JOGOS 360°? | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  4. Pingback: Lançamento JOGOS 360° será no dia 22/12 no TecnoPUC | Jorge Horácio "Kotick" Audy

  5. Pingback: Livro JOGOS 360º já está disponível | Jorge Horácio "Kotick" Audy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s