No dia 18/11/2015 rolou um “Vamos Falar de Empreendedorismo”, sob a batuta da Adri Germani e Denise Dariva, com a colaboração de uma galera que vem fazendo a diferença para uma trilha de TecnoTalks focada em inovação em empreendedorismo.
As palestras foram 100% didáticas, conceituando, histórico, cases de uso, pontos de atenção e fatores críticos de sucesso do Business Model Canvas e Lean Canvas. Muita interação, com bons feedbacks, alinhados a nossas crenças, pró-exercícios práticos.
Após a palestra do Carlo Manica sobre Business Model Canvas, o meu papel foi falar sobre Lean Canvas, suas diferenças, porque Ash sentiu a necessidade e criou como opção para a modelagem de negócios INOVADORES, onde o foco está muito atrelado aos conceitos do Lean StartUp, de entendimento e validação primeiro do problema, entendimento e validação da solução, usando MVP e Early Adopters como meio, trabalhando fortemente nos curtos ciclos de Validation Canvas ou Learning Canvas.
Uma vez entrando nas células do Lean Canvas, na ordem sugerida de preenchimento, suas características e diferentes percepções, fica muito clara a diferença de abordagem entre o BMC e LC … suas fontes de inspiração e boas práticas. A seguir um exemplo prático de preenchimento para uma empresa que quer lançar um produto relacionado a uma comunidade interessada em alimentação saudável, direcionada ou restrita:
Tem vídeos do Alexander Ostherwalder e do Ash Maurya que são imperdíveis para quem quer realmente bem utilizar estas ferramentas: