Criei este jogo para um exercício coletivo de autodiagnóstico sobre os 12 princípios ágeis, o quanto acreditamos em cada um deles e o quanto os executamos. É uma análise que pode gerar dados ilustrativos das diferentes percepções entre os profissionais envolvidos, estabelecendo um debate instigante sobre a crença de cada um e de que forma veem seu cotidiano, colegas e inter-equipes.
Um eixo cartesiano com quatro quadrantes iguais inspirado no quadrante mágico do Gartner, tendo em X a crença e em Y a execução. Assim, ao citar princípios ou boas práticas é possível colar o post-its no tanto que as pessoas acreditam e o quanto executam ou veem acontecer no seu dia-a-dia. Com frequência, percebemos ao final que acreditamos mais do que fazemos:
- Separe o grupo em equipes de três, no máximo cinco pessoas;
- Dê uma folha A2 com os quadrantes marcados a cada equipe;
- Disponibilize post-its com as frases ou keywords;
- Coordene, liberando uma frase por vez para debate;
- Dê alguns minutos para que discutam e posicionem-se;
- Importante que eles entendam o significado dos eixos.
Por exemplo, a frase “em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo”. Coloque tão mais a direita quanto acredita em seu significado, colocando mais para cima tanto quanto vê isso ser praticado no seu time ou contexto.
As frases devem ser adequadas ao momento ou ao tema de interesse, já apliquei entre escoteiros com a lei e promessa, em equipes ágeis usando os artigos e princípios ágeis do manifesto, também podemos usar a missão, visão e valores da empresa, fossemos um time de futebol e poderiam ser fundamentos.
Uma dinâmica excepcional quando usada em um aquecimento para uma retrospectiva ou reunião de lições aprendidas, Com as frases e situações certas, serão gerados bons debates e principalmente o entendimento de que, com frequência, não somos transparentes e realistas.
Este exercício pode ser realizado em pequenos grupos, colando o resultado um ao lado do outro, comparando-se os diferentes quadros ao final ou a partir deles consolidando um único quadro para todos, proporcionando um debate final sobre o porque das variações mais intensas entre um e outro.


Muito legal esse “jogo”!!! Parabéns pelo trabalho, Jorge!
CurtirCurtir
E obrigado por compartilhar.
CurtirCurtir
Eu que agradeço a parceria \o/ Qualquer dúvida sobre os jogos ou sugestões … manda bala! 🙂
CurtirCurtir
Prezado Jorge Audy! Parabéns pelo trabalho e pela filosofia de compartilhar conhecimento. Grande abraço. Ótima ideia o Jogo do Quadrante Mágico! Abraço
CurtirCurtir
Capaz, muito grato pela parceria, esse eu quase certeza tenho de ser mu primeiro warm up, criei para o treinamento na época que ainda era coordenador de desenvolvimento no Grupo RBS na área de produtos digitais … a partir dali virei scrum master na para 4 times e agile coach na disseminação do Agile para outras áreas e na escola de gestão.
Se cuidem, fiquem seguros, usem máscara e álcool, porque logo logo vai passar!
\o/
CurtirCurtir