O consultor Peter J Thomson trabalha com estratégia de marca e criou um Canvas inspirado em Experiência do Usuário (UX) para ajudar startups a entenderem seus clientes. Inspirada no Canvas homônimo do livro do Alexander Osterwalder, este contém seções que desenvolvem a percepção de experiência emocional do cliente.
Cada seção do Canvas vem acompanhado de uma pergunta ou informação com o objetivo de facilitar seu entendimento e agilizar seu preenchimento, a seção de proposta de valor do PRODUTO possui: Funcionalidades ou Como? Benefícios ou Porquê? Experiências ou O Quê? A seção do CLIENTE baseia-se em questões motivacionais. Foca menos nas “dores” e “ganhos” como o canvas do Osterwalder e busca as motivações psicológicas: Emocionais ou Desejos? Sentimentos Oculto ou Medos? Convicções Racionais ou Necessidades?
Thomson propõe também refletir sobre os SUBSTITUTOS, os concorrentes, nos fazendo pensar de que forma o cliente se resolve hoje, quais os outros players ou opções. Uma lição importante, pois não basta ser bom, é preciso propôr um modelo de negócio e solução melhor ou mais conveniente que a dos outros.
PRODUTO
Características – Declare da forma como lhe é mais fácil, features são histórias, funcionalidades, características do produto ou serviço, como ele funciona.
Benefícios – De que forma o cliente perceberá vantagens em usar a sua solução, a essência da proposta de valor constante no nosso Business Model Canvas.
Experiência – Qual é a experiência do usuário ao usar seu produto, o que ele sente, ao que ele é remetido, é a soma emocional de características e benefícios.
CLIENTE
Quer – O que o cliente quer? Quais são as suas aspirações conscientes? O que de fato ele expressa querer, levado por suas emoções e paixões?
Necessidades – Consciente ou inconscientes, o que de fato ele precisa? As necessidades dizem respeito a motivações racionais.
Medos – Chama a atenção para o imponderável, a motivação eventual pelo medo da mudança, do erro, da perda, sua proposta terá que quebrar esta inércia.
A tempo: autor do livro “Tickle: Digital marketing for tech companies”, Peter J Thomson está no Twitter como @peterjthomson.
1 comentário