Clube do Livro TOTVS, uma ideia a ser seguida

Tive o prazer de ser convidado a interagir com a galera do Clube do Livro da TOTVS, convite feito pela Claudia Montagnoli, especialista em Gestão de Serviços e Governança de TI na TOTVS SP e que tudo fez para que a experiência fosse ótima para todos.

A iniciativa é recente e a adesão a cada reunião é presencial na sala em SP e até 40 participantes remotos, os relatos que recebi são muito bacanas, o livro anterior do clube foi “Scrum – A Arte De Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo” do Jeff.

Segundo a wikipedia – “Clube do Livro é um grupo onde pessoas se encontram regularmente para discutir sobre um livro que acabaram de ler, expressando suas opiniões, críticas, etc. Comumente, membros de clubes do livro encontram-se em suas casas, livrarias, cafés, restaurantes, … há também versões online.”

“Empresa brasileira de software, serviços, plataforma e consultoria e está entre as maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão integrada do mundo”, multinacional presente em 41 países, com orgulho, nossos vizinhos no prédio 99A, estamos no 5º andar e eles no 12º … essa é a força do ecossistema TecnoPUC.

Com bastante antecedência recebi o convite e alinhamento, uma semana antes testamos a conexão pelo excelente software da CISCO para videoconf – WEBEX. Desde o início a Claudia foi cuidadosa nos mínimos detalhes, abriu a oportunidade para questionamentos prévios, gerando interação, o que me permitiu entender melhor algumas dúvidas e pontos de interesse.

A experiência foi gratificante para mim, o tempo foi bem curtinho, acompanhado do colega Éder Hamermüller, uma hora porque quintas e sextas eu tenho meus alunos na Escola Politécnica da PUCRS, mas provavelmente deve ter gerado pano pra debates acalorados a seguir, acho que dei motivos 🙂

Iniciativas como essa devem ser incentivadas, pois agregam valor ainda maior a leitura, quer seja de livros, artigos, pesquisas, potencializadas pelo debate e mais ainda pelas derivações resultantes de diferentes visões e vivências.

Sem palavras por terem escolhido meu livro Scrum 360° para uma destas rodadas, mas feito o convite aproveitei para enfatizar ainda mais a dimensão humana, racional e emocional, que resulta em uma curva cognitiva crescente.

Foi possível aproveitar cada minuto para provocar reflexões, nosso papel enquanto agentes de mudança, sempre pautando Pareto, sem idealizações, mas Kaizen, contando com combinações e retrospectivas gerando micro-planos de ação.

O papel das métricas e indicadores, princípios intrínsecos a ritmo ou cadência, seguindo um fluxo contínuo de DoR/DoD de forma a termos não só fluides, mas a busca por um fluxo de alta performance cadenciado e sustentável.

Foram mais de 80 participantes, entre presenciais e conectados, por isto o GDrive usado para perguntas e respostas entre todos será mantido por mais 30 dias com o objetivo de instigar o máximo de interação.

guiarápidoSCRUM360

Se por acaso tiver interesse no livro, está lá na Casa do Código.

A Cláudia ao final fez uma provocação sensacional, relembrando uma antiga propaganda da Pirelli em que o mote era: “Potencia não é nada sem controle!” … fica aqui para fazer pensar, é bem curtinha e deixa um bom debate subliminar:

Um comentário sobre “Clube do Livro TOTVS, uma ideia a ser seguida

  1. A origem da ideia, veio da Mariana Graf. Se não me engano, assisti um Talk dela no Agile Trends de 2015 sobre encontros e eventos que podemos realizar para multiplicar a agilidade dentro de empresas, ou times de trabalho. Chegando aqui na TOTVS, vi a oportunidade de colocar em prática esse tipo de evento. Pesquisei como um clube do livro precisa ser organizado e meti as caras, literalmente.
    Criei enquetes para escolher o nome do clube e ganhar engajamento, enquetes para escolher democraticamente o livro a ser discutido e por aí vamos seguindo. Próxima enquete escolherá nosso 3º livro.
    O livro do Jorge Audy foi muito bem aceito pelos integrantes do clube. Todos curtiram muito a leitura e acharam massa a presença dele no dia do nosso encontro. Valeu demais, mestre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s