Um pouco de teatro – Scrum From Hell

É possível simular uma reunião de daily, planejamento, review, retrospectiva ou grooming de forma a expôr determinados comportamentos inconscientes, atribuindo papéis e ações a cada um dos participantes, como se fossem atores de uma peça teatral.

É possível assim gerar boas reflexões e antecipar ou evitar determinados comportamentos comuns em equipes ágeis novatas, como integrantes participarem de uma daily e ficarem olhando para o Scrum Master ou Product Owner enquanto falam, como se fosse um status report.

É possível usar esta técnica até para grandes grupos, eventos, treinamentos ou palestras, trazendo voluntários para representarem a cena. O jogo foi apresentado por William Wake no Scrum Gathering de Denver em 2004.

Apresentação/preliminar

É bom explanar o que diz o manual sobre a reunião que apresentaremos, para depois discutir o que aconteceu, se é sobre a reunião diária, qual o conceito, orientações, o que está escrito no Scrum Guide e quais as dicas para realizá-la com sucesso e bons resultados.

O autor sugere também antecipar quais os riscos, problemas comuns, mas eu aplico sem antecipar estas questões, deixo para que os participantes e platéia tenham suas percepções sem induzi-los. Após a execução, ofereça um tempo para que as pessoas relatem quais os pontos registraram como fortes e fracos.

Preparação do baralho

Supondo que o objetivo seja uma reunião diária, prepare um baralho contendo em torno de 30 cartas, 20 delas com atitudes desejadas e positivas para a proposta e regras usuais de uma reunião diária, mas outras 10 cartas com comportamentos de exceção.

Prepare a carta de forma que tenhamos duas boas para cada uma de exceção, de forma que durante a execução não corramos o risco de termos muitas cartas ou nenhuma carta de comportamentos indesejáveis. De dois para um é uma boa dose de desvios.

Cartas positivas – Coloque várias solicitando que o dono dela “Diga o que fez, vai fazer e se vê problemas para o sucesso da sprint”, mas pode haver algumas que relate um pequeno atraso sem impacto, um impedimento a ser endereçado pelo SM, a antecipação de uma entrega, etc;

Cartas de exceção:

  • Fale olhando apenas para o Scrum Master;
  • Fale truncado, rapidamente olhando para o chão;
  • Chegar atrasado e ficar explicando o porque se atrasou;
  • Mencione um impedimento, mas como se fosse algo normal;
  • Diga que esta só como observador, mas fique pontuando o que cada um fala;
  • Fique enrolando até que alguém peça pra você parar de falar;
  • Tente tratar de um assunto que nada tem a ver com as tarefas e entregas desta sprint;
  • Tente resolver o problema de alguém, entrando em detalhes técnicos;
  • Comece uma conversa paralela, enquanto a palavra esta com outra pessoa;

Mecânica de jogo

No exemplo acima com a Daily, simule um quadro Kanban e peça que a “equipe”, após entregar uma carta para cada um, se posicione em frente ao quadro como se fosse rolar uma daily de verdade. Crie um cenário verossímil, isso ajuda a entrar no personagem conforme a carta. Se for uma reunião e suas disfunções, é bem parecido com uma Daily, mas em torno de uma mesa. Pode ser um planning, review, etc.

Ao iniciar apresente um cenário típico da situação sendo representada pela galera, contextualize, entregue as cartas, tire eventuais dúvidas e peça que se posicionem … evite interferir muito durante a interpretação. Ao concluir, peço a quem participou dizer o que percebeu, se houveram disfunções, se foi tudo bem. Peça que concordem ou discordem dos outro se quiserem, mas que sejam incrementais, evitando repetir-se.

Se havia platéia, após as percepções daqueles que participaram, pode abrir para contribuições de quem assistiu, registre em um quadro para depois fazer uma reflexão sobre ações recomendadas para mitigar disfunções. Relato original em https://xp123.com/articles/scrum-from-hell

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s