Jogo das Corridas Colaborativas

A cada dia de trabalho podem surgir situações em que precisamos tomar decisões para atingir o máximo de valor e qualidade, de forma sustentável a todos os envolvidos.

Coloque todos os integrantes em um lado de uma sala ampla e defina um percurso para que saiam de onde estão, deem uma volta por uma cadeira que está do outro lado da sala e voltem o mais rápido possível para o seu lugar.

Cada vez que um participante fizer o percurso, deve pegar uma das fichas que serão deixadas na extremidade oposta do ponto de partida, comprovando quantas vezes cada um conseguiu fazê-lo.

O jogo consiste em orientar todos para que cumpram a regra numérica que será ditada, se você disser UM, devem correr e contornar o percurso individualmente, se disser DOIS, precisam correr em duplas com braços entrelaçados, se ditar TRÊS, devem correr em trios e assim por diante.

Um quebra-gelo que aquece de fato e ao mesmo tempo faz com que todos fiquem ligados para não ficarem para trás, impedidos de pegar mais um post-it ou ficha.

Todos têm que ficar ligados para fechar os grupos e fazer o percurso antes que não sobre gente suficiente para executar e ganhar mais um ponto.

PRINCÍPIOS: Senso de time, mas ciente de que a pró-atividade e senso de responsabilidade de cada um é essencial a um time auto-organizado.

DICAS: Gere um clima de diversão, não dê dicas de auto-organização, mas se as primeiras rodadas forem muito caóticas, pare alguns instantes e faça uma retrospectiva sobre como está indo o jogo e o papel de cada um.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s