Um clássico na formação de times, desafio de deslocar um balde pesado, cheio de bolas de meia, para um lugar seguro, sem nenhum dos participantes poder chegar a menos de 2 metros próximo deles.
Os baldes estão contaminados e a equipe terá que trabalhar usando as cordas, mantendo distância segura, firmando o balde com as bolas e levando-o até o balde vazio, onde precisarão despejar a carga tóxica (bolas).
Ofereça 2 minutos para que o grupo discuta e trace seu plano de ação. Deixe claro o limite de 10 minutos, o que não é pouco tempo. Entregue várias cordas e deixe que eles cheguem a uma conclusão de como usar.
Este mesmo jogo pode ser jogado usando um barril no caso de o grupo ter mais de 12 pessoas. Já joguei com um barril pesado, envolvendo mais de 40 pessoas, cordas longas e grossas, em um final de tarde, quase noite. Foi sensacional.
PRINCÍPIOS: Um jogo baseado em auto-organização, onde surge a necessidade de pró-atividade de todos, mas que exige a identificação de lideranças em cada ponta. Liderança não depõe contra auto-organização, são complementares.
DICA: Uma dinâmica divertida e que pode ser jogada em ambientes abertos. Eu a executo em gramados, sob a sombra das árvores. O segredo é alternar as cordas frouxas ou em tensão para usar como grua.