Jogo do Refugo Radioativo

Um clássico na formação de times, desafio de deslocar um balde pesado, cheio de bolas de meia, para um lugar seguro, sem nenhum dos participantes poder chegar a menos de 2 metros próximo deles.

Os baldes estão contaminados e a equipe terá que trabalhar usando as cordas, mantendo distância segura, firmando o balde com as bolas e levando-o até o balde vazio, onde precisarão despejar a carga tóxica (bolas).

Ofereça 2 minutos para que o grupo discuta e trace seu plano de ação. Deixe claro o limite de 10 minutos, o que não é pouco tempo. Entregue várias cordas e deixe que eles cheguem a uma conclusão de como usar.

Este mesmo jogo pode ser jogado usando um barril no caso de o grupo ter mais de 12 pessoas. Já joguei com um barril pesado, envolvendo mais de 40 pessoas, cordas longas e grossas, em um final de tarde, quase noite. Foi sensacional.

PRINCÍPIOS: Um jogo baseado em auto-organização, onde surge a necessidade de pró-atividade de todos, mas que exige a identificação de lideranças em cada ponta. Liderança não depõe contra auto-organização, são complementares.

DICA: Uma dinâmica divertida e que pode ser jogada em ambientes abertos. Eu a executo em gramados, sob a sombra das árvores. O segredo é alternar as cordas frouxas ou em tensão para usar como grua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s