É a recriação em escala natural do jogo de computador chamado “campo minado”, separa-se o grupo em equipes de 3 a 4 participantes e cada equipe recebe 60 cartas com as possibilidades para construção de um campo minado, conforme listado abaixo.
Cada equipe deve montar em 5 minutos um campo minado para ser resolvido por outra equipe. Já usei cartas, mas na ausência delas use postits e a própria equipe vai criando as células (bomba, 1, 2, 3, 4, 5), mas é importante limitar o número máximo de bombas para equilibrar os campos criados:
O jogo se desenvolve como a batalha naval, o time desafiado pede uma coordenada, B5 por exemplo, e o time criador diz o que tem nele – 0, 1, 2, 3 ou bomba.
- 15 bombas
- 45 números UM
- 15 números DOIS
- 05 números TRÊS
- 01 número QUATRO
- 01 número CINCO
- 35 cartas em branco
PRINCÍPIOS: Ganha a equipe que terminar primeiro com sucesso. É um jogo propício para discutir ansiedade, trabalho em equipe, liderança e negociação.
DICA: Para tirar o viés de sorte na primeira posição virada ao acaso, a equipe que criou o campo deve informar o conteúdo de duas posições análogas, a seu critério.