Operações também precisam ser ambidestras, exponenciais e absortivas

Nos últimos 10 anos tenho participado majoritariamente de projetos para desenvolvimento de software usando frameworks e técnicas ágeis, mas recentemente vem crescendo o envolvimento maior de equipes de operações que ganharam consciência da importância disto.

Processos de operações não podem consumir recorrentemente todo o tempo disponível para eles … não tem receita de bolo, é importante sistematizar ciclos de auto-avaliação e feedbacks em busca de oportunidades, experimentação e melhoria contínua.

Recentemente estava conversando com uma área de suporte em uma instituição financeira, a realidade deles é atender os processos previstos, o desafio é enxugar o melhor possível para que estejam aptos a incrementar novos fluxos, produtos e serviços.

Em uma conversa rápida, citando auto-conhecimento, pareto e cynefin, já foi possível perceber fluxos parcialmente automatizados ou sem automatização, que poderiam eliminar desperdícios operacionais desnecessários no processo atual, como filas, gargalos, tempo e sobrecarga.

A base sempre é auto-conhecimento, quem somos e o que fazemos, visando um mapa de oportunidades, identificando o mais valoroso, repensando os fluxos de maior potencial, alguns casos carecendo apenas de ideação, outros exigindo investimento, etc.

Ambidestria

É preciso entregar o que está previsto e compromissado, mas buscar garantir algum tempo para debater inovação, melhorias e automação. Desta forma, temos os serviços vigentes e a inovação asyncronamente sendo executados pelas equipes, de forma auto-organizada.

As vezes, em meio a uma operação diária, equipes consomem até seu último minuto em atendimento, não reservando ou tendo um plano de ação claro para a otimização de seus processos, desperdiçando boas oportunidades de mudanças, melhorias e automação.

Eu sempre ilustro que se temos sobrecarga diária de trabalho, reservar tempo para melhorias sempre parece impossível, mas se não fizermos isso, provavelmente nunca teremos tempo livre para melhorar e ir além. Para termos tempo livre, é preciso gerenciar melhor nosso tempo, não é mágico, mas via de regra, possível.

Organizações Exponenciais

Nem só empresas novas, startups, disruptivas e tecnológicas pensam em ser exponenciais, qualquer empresa deve ter em seu DNA o objetivo de preparar-se para crescer sem aumento de custos diretamente proporcionais. É a diferença entre uma empresa linear e uma exponencial, temos que estar prontos para crescer sem dôr.

O pensamento exponencial parte do princípio de que tudo merece debate e proposição de otimização, muitas vezes envolvendo automações ou simplificações, para que seja possível crescermos sem necessariamente contratar mais e mais pessoas e recursos, de forma diretamente proporcional e altamente onerosa.

Capacidade de Absorção

Durante o mestrado lembro que realizamos debates sobre os conceitos de Capacidade de Absorção de uma organização, como sendo a habilidade de perceber mudanças no mundo ao seu redor e converter isso em melhorias em seus produtos, serviços e processos.

O foco era a absorção de novos conhecimentos e a conversão destes em inovação e empreendedorismo em diferentes extratos e substratos organizacionais, gerando mudanças melhor protagonizadas por seus colaboradores a partir da orquestração e sinergia de informações e conhecimentos externos e internos.

Conclusão

Temos a alegoria do lenhador, se parar periodicamente para afiar o seu machado terá sempre maior produtividade, pois parando para afiar terá que aplicar menos força por menos vezes. Se pensar que parar alguns minutos é ruim, desperdiçará horas adicionais de sobrecarga com um machado sem fio.

Que tal começar com um storytelling com o relato de suas atividades, somado a um How Might We ou 5w2h para perguntas significativas, talvez um Role Model Canvas e o redesenho de processos usando princípios de Pareto e Cynefin para elaboração de planos de ação que via de regra gera grandes aprendizados.

A chave é a conscientização de que é preciso estar atento não só as suas entregas e metas, mas reservar parte de seu tempo para o debate construtivo sobre melhoria contínua de seus processos, ambiente, ferramentas e pessoas.

2 comentários sobre “Operações também precisam ser ambidestras, exponenciais e absortivas

  1. “Sr” Jorge, bom dia! Meu nome é João de Deus Viegas Filho, tive a grata satisfação de ver um webnar seu pela Kinghost há alguns meses atrás e desde então passei a acompanhar seu blog e estudar(não ler ) suas postagens, visto que são muitas vezes a entrada para o inicio de uma nova camada de aprendizado iterativo e incremental constante. Bom em Janeiro deste ano eu iniciei minha própria empresa de desenvolvimento de aplicativos para atender ao mercado de Saúde no qual eu estou intimamente ligado por ser prestador de serviços em um Hospital em minha cidade natal(SLZ-MA). E estou querendo saber como faço para lhe trazer até SLZ-MA para que você pudesse nos brindar com uma palestra sua sobre Organizações Exponencial na Minha Startup, Lógico que eu quero contar com a presença de pelo menos mas 2000 pessoas para este evento que poderia ser feito em um auditório como o do Teatro Arthur Azevedo que é um palco para grandes personalidades e eu queria saber qual seria o custo para eu poder me preparar e lhe trazer a nossa cidade.

    Obrigado e fico no aguardo, muito obrigado por compartilhar sua experiência pelo seus vídeos, posts e palestras

    Ah! veja a condição se possível de uma oficina de 3 a 5 dias sobre Planejamento(Ágil) de Carreira com exercício etc.. Eu vim de familia humilde e sempre acreditei que o que me ensinavam era balela, então passei a pesquisar a vida de homens e mulheres que haviam acumulado mais de um milhão de dólares e a imitar a forma com eles faziam as coisas e pensavam e então desde 2016 quando comprei um livro de Napoleon Hill com o tema Pense e fique Rico então passei a entender que era possível que também acontecesse comigo a questão Então elaborei um plano para alcaçar a meta a que me havia proposto, e em um dos capítulos há o Master Mind onde então eu passei a tentar me conectar com pessoas que possuem pensamentos evoluídos com relação a vida trivial e que são formadores de opnião então passei a pesquisar estas pessoas e um dia assistir seu [Webinar] Planejamento(Ágil) de Carreira e decidi inclui-lo na minha lista de Master Minds

    Curtir

    • Caro João, parabéns pela trajetória, inspirador, sou consultor em métodos ágeis pela DBServer e professor acadêmico pela PUCRS, tenho workshops sobra Scrum, Toolbox eTeam Building, o restante como planejamento de carreira, liderança, PO, são parte de minha atuação em comunidade. Não tenho treinamentos sobre exponenciais ou carreira, ambos fazem parte de minhas aulas e interação em rede. Tem muitos palestrantes que viajam o Brasil, mas minha rotina não me permite, Boa Sorte, fico a disposição para trocar ideias no que estiver ao meu alcance.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s